Segmento do turismo de negócios para as agências de viagem: perfil de clientes corporativos de Fortaleza e região metropolitana - CE

Autores

  • Keila Cristina Nicolau Mota
  • José Ari Cosme de Lima Maciel Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p428-444

Palavras-chave:

turismo de negócios, agências de viagem, clientes corporativos, mercado, gestão de viagens

Resumo

O turismo de negócios vem se expandindo no mercado, contribuindo para a geração de emprego e renda, movimentando a economia. Com a globalização, os avanços da tecnologia, além das facilidades de transporte e comunicação, o turismo corporativo tem se tornado expressivo e tem exigido uma maior atenção, no sentido de promover um serviço condizente com as necessidades contemporâneas. Os clientes corporativos das agências de viagem apresentam características próprias e exigem profissionais capacitados. O presente artigo objetiva analisar empresas de Fortaleza e Região Metropolitana que são clientes de agências de viagem. Por meio de uma pesquisa de campo que identificou as principais características e tendências do setor nos meses de maio e junho de 2010, relacionando aspectos típicos do turismo de negócios. O mercado de viagens destes clientes tem contribuído para o desenvolvimento do setor, porém carece de agências que trabalhem a gestão de viagens de forma mais especializada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MOTA, Keila Cristina Nicolau; MACIEL FILHO, José Ari Cosme de Lima. Segmento do turismo de negócios para as agências de viagem: perfil de clientes corporativos de Fortaleza e região metropolitana - CE . Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 2, p. 428–444, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i2p428-444. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14256.. Acesso em: 23 abr. 2024.