A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional

Autores

  • Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Samir Adamoglu de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454

Palavras-chave:

Identidade do destino turístico, Institucionalismo organizacional, Construção social, Legitimidade, Governança turística

Resumo

O ensaio objetiva estabelecer uma interlocução entre os conceitos de 'identidade organizacional', 'construcionismo social' e 'atividade turística' sob a ótica do institucionalismo organizacional, demonstrando sua complementariedade, de modo a contribuir para novas possibilidades de discussão entre esses temas. A identidade turística é fruto de processos de construção social em que o fato de uma localidade possuir atrativos que demonstrem algum potencial turístico não a confere legitimidade no campo organizacional do turismo. A identidade acontece mediante interação entre diversos atores organizacionais que compõem esse campo e recebem influências externas e internas no desenvolvimento de suas atividades. A apropriação da identidade pelos atores que formam o campo acontece gradativamente, mediante processos institucionais. Desse modo, conclui-se que: (i) a identidade turística de um local é caracterizada pelos atrativos que ele possui e que, mediante diretrizes definidas, condicionam ações e comportamentos que maximizam sua utilidade, sendo moldados pelo cenário em que estão inseridos, legitimando-se no campo organizacional de que faz parte, sobretudo pelos sentidos e significados que vão atrelando-se a ela; e que (ii) é preciso construir a identidade organizacional de um local a partir de atributos de centralidade, distintividade e durabilidade que o legitimem para, assim, ser considerado um destino turístico e impactar positivamente, possibilitando seu desenvolvimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

  • Samir Adamoglu de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Referências

Albert, S., & Whetten, D. A. (1985). Organizational identity. Research in Organizational Behavior, 7: 263-295.

Alvesson, M., & Spicer, A. (2019). Neo-Institutional Theory and Organization Studies: a mid-life crisis? Organization Studies, 40(2): 199-218.

Asforth, B., & Mael, F. (1996). Organizational identity and strategy as a context for the individual. Advances in Strategic Management, 13: 19-63.

Barretto, M. (1991). Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP. Papirus.

Berger, P. L., & Luckmann, T. (2003). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.

Besharov, M. L., & Brickson, S. L. (2016). Organizational identity and institutional forces: toward an integrative framework. In Pratt, M. G., Schultz, M., Ashforth, B. E., & Ravasi, D. (Ed.), The Oxford handbook of organizational identity. (pp. 396-414). New York: Oxford University Press.

Bispo, M. S. (2016). Tourism as practice. Annals of Tourism Research, 61: 170-179.

Breakwell, G. (1986). Coping with threatened identities. London: Methuen.

Brown, A. D. (2015). Identities and identity work in organizations. International Journal of Management Reviews, 17(1): 20-40.

Bruyn, C., & Alonso, A. F. (2012). Tourism Destination Governance: guidelines of implementation. In Fayos-Solá, E., Silva, J.A.M., & Jafari, J. (org.). Knowledge Management in Tourism: policy and governance applications. Bingley: Emerald.

Cárdenas-Garcia, P. J., Sánchez-Rivero, M., & Pulido-Fernández, J. I. (2015). Does tourism growth influence economic development? Journal of Travel Research, 54(2): 206-221.

Carrieri, A. de P.; Saraiva, L. A. S. & Pimentel, T. D. (2008). A Institucionalização da Feira Hippie de Belo Horizonte. Organizações & Sociedade, 15(44): 63-79.

Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D., & Wanhill, S. (2008). Turismo: princípios e práticas. (3. ed.). Porto Alegre: Bookman.

Coutinho, A. C. A., & Nóbrega, W. R. M. (2019). Governança em Destinos Turísticos: Desafios na Sociedade Contemporânea. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3): 55-70.

Creed, W. E. D., Scully, M. A., & Austin, J. R. (2002). Clothes Make the Person? The Tailoring of Legitimating Accounts and the Social Construction of Identity. Informs, 13(5), 475-496.

Cunliffe, A. L. (2008). Orientations to social constructionism: relationally responsive social constructionism and its implications for knowledge and learning. Management Learning 39(2): 123-139.

Deephouse, D. L., Bundy, J., Tost, L. P., & Suchman, M. C. (2017). Organizational legitimacy: six key questions. In Greenwood, R.; Oliver, C.; Lawrence, T.; Meyer, R. E. (Ed.). The SAGE handbook of organizational institutionalism. (2. ed. pp. 27-54). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

DiMaggio, P. J., & Powell, W. W. (1983). The iron cage revisited institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 48(2): 147-169.

Endres, A. V., & Pakman, E. T. (2019). A governança das políticas de turismo: o papel dos espaços de participação na perspectiva da análise de redes e da Teoria Institucional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(1):1-18.

Evans, N. (2009). Tourism: a strategic business perspective. In Jamal, T., & Robinson, M. (Ed.). The SAGE handbook of tourism studies. (2. Ed, pp. 215-234). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Falaster, C., Zanin, L. M., & Guerrazzi, L. A. (2017). Teoria Institucional na pesquisa em Turismo: novas oportunidades de uma teoria em evolução. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2): 270-293.

Fong, V. H. I., Wong, I. A., & Hong, F. L. J. (2018). Developing institutional logics in the tourism industry through coopetition. Tourism Management, 66: 244-262.

Franklin, A. (2009). The sociology of tourism. In Jamal, T., & Robinson, M. (Ed.). The SAGE handbook of tourism studies (2. ed., pp. 65-81). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Gioia, D. A., Patvardhan, S. D., Hamilton, A. L., & Corley, K.G. (2013). Organizational identity formation and change. The Academy of Management Annals, 7(1): 123-193.

Gioia, D. A., Schultz, M., & Corley, K. G. (2000). Organizational identity, image, and adaptive instability. Academy of Management Review, 25(1): 63-81.

Glynn, M. A. (2008). Beyond constraint: how institutions enable identities. In Greenwood, R., Oliver, C., Sahlin, K., & Suddaby, R. (Ed.). The SAGE handbook of organizational institutionalism. (1. ed., pp. 413-430). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Glynn, M. A. (2017). Theorizing the identity-institution relationship: considering identity as antecedent to, consequence of, and mechanism for, processes of institutional change. In Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B., & Meyer, R. E. (Ed.). The SAGE handbook of organizational institutionalism (2. ed., pp. 243-258). Los Angeles: Sage.

Gomes, B. M. A., Vargas-Sánchez, A., & Pessali, H. F. (2014). Interação empresários-setor público no Turismo: uma análise institucional e neocorporativista da cidade de Huelva (Espanha). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3): 382-402.

Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B., & Meyer, R. E. (2017). Introduction: into the fourth decade. In Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B., & Meyer, R. E. (Ed.). The SAGE handbook of organizational institutionalism. (2. ed., pp. 1-23). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications, 2017.

Greenwood, R., Oliver, C., Sahlin, K., & Suddaby, R. (2008). Introduction. In Greenwood, R., Oliver, C., Sahlin, K., & Suddaby, R. (Ed.). The SAGE handbook of organizational institutionalism. (1. ed., pp. 1-46). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Gu, H., & Ryan, C. (2008). Place attachment, identity and community impacts of tourism – the case of a Beijing Hutong. Tourism Management, 29: 637–647.

Hillman, W., & Radel, K. (2018). Qualitative methods in tourism research: theory and practice (Series – Aspects of Tourism: 82). Bristol, UK: Channel View Publications, 2018.

Jafari, J., & Ritchie, J. R. B. (1981). Toward a framework for tourism education: problems and prospects. Annals of tourism research, 8(1): 13-34.

Jennings, G. R. (2009). Methodologies and methods. In Jamal, T., & Robinson, M. (Ed.). The SAGE handbook of tourism studies. (2. ed., p. 672-692). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Lamers, M., Duim, R. V. D., & Spaargaren, G. (2017). The relevance of practice theories for tourism research. Annals of Tourism Research, 62: 54-63.

Lawrence, T., & Suddaby, R. (2006). Institutions and institutional work. In: S. R. Clegg, C., Hardy, T. B., Lawrence, W. R., & Nord (Ed.). Handbook of organization studies. (pp. 215- 254). London: Sage.

Lawrence, T. B., Suddaby, R., & Leca, B. (2009). Introduction: theorizing and studying institutional work. In Lawrence, T. B., Suddaby, R., & Leca, B. (Ed.). Institutional work: actors and agency in institutional studies of organizations (pp. 1-27). Cambridge: Cambridge University Press.

Lok, J. (2010). Institutional logics as identity projects. Academy of Management Journal, 53(6), 1305-1335.

Machado-da-Silva, C. L., Guarido Filho, E. R., & Rossoni, L. (2006). Campos organizacionais: seis diferentes leituras e a perspectiva de estruturação. Revista de Administração Contemporânea, 10(ed. esp.): 159-196.

Martins, C. (2003). Identidade: percepção e contexto. In Martins, J. C. O. (Org.). Turismo, cultura e identidade, (pp. 39-48). São Paulo: Roca.

Mintzberg, H. (2010). Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman.

Oh, H.; Fiore, A. M., & Jeoung, M. (2007). Measuring experience economy concepts: tourism applications. Journal of Travel Research, 46: 119-32.

Oliveira, C., Minasse, M. H., & Marques, S. (2015). Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis. Revista Turismo em Análise, 26(3): 639-667.

Pakman, E. T. (2014). Sobre as definições de turismo da OMT: uma contribuição à História do Pensamento Turístico. Anais do Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Fortaleza, CE, Brasil, 9. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/34.pdf.

Palmer, C. (1999). Tourism and the symbols of identity. Tourism Management, 20(3), 313-321.

Panosso Netto, A. (2010). O que é turismo. São Paulo, SP: Editora Brasiliense.

Panosso Netto, A. & Gaeta, C. (2010). Turismo de Experiência. São Paulo: SENAC.

Panosso Netto, A., & Castillo Nechar, M. (2014). Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, 1(8): 120-144.

Pimentel, T. D., Carvalho, F. C. C., & Pimentel, M. P. C. (2019). O processo de Institucionalização das estruturas formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3): 16-35.

Powell, W. W., & Brantner, C. (2016). Organizations as sites and drivers of social action. In Abrutyn, S. (Ed.). Handbook of contemporary sociological theory (Handbooks of Sociology and Social Research series, 1. Ed., pp. 269-291). Switzerland: Springer International Publishers.

Sancho, A. (2001). Introdução ao turismo. Organização Mundial de Turismo (OMT). São Paulo: Rocca.

Santos, M. M., Ferreira, A. M., & Costa, C. (2014). Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21(4): 315-330.

Scott, W. R. (2014). Institutions and organizations: ideas, interests, and identities. (4. ed.). London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.

Selznick, P. (1972). A liderança na administração: uma interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Selznick, P. (1996). Institutionalism "old" and "new". Administrative Science Quarterly, 41(2): 270-277.

Soica, S. (2016). Tourism as practice of making meaning. Annals of Tourism Research, 61: 96-110.

Suddaby, R. (2010). Challenges for Institutional Theory. Journal of Management Inquiry, 19(1): 14-20.

Teixeira, M. G., & Roglio, K. D. (2015). As influências da dinâmica de lógicas institucionais na trajetória organizacional: o caso da Cooperativa Veiling Holambra. Brazilian Business Review, 12(1): 1-37.

Thorton, P. H., Ocasio, W., & Lounsbury, M. (2012). The institutional logics perspective: a new approach to culture, structure, and process. Oxford: Oxford University Press.

Tolbert, P. S., & Zucker, L. G. (1997). A institucionalização da Teoria Institucional. In Clegg, S., Hardy, C., & Nord, W. (Org.). Handbook de estudos organizacionais (v. 1, pp. 196-219). São Paulo: Atlas.

Valls, J. F. (2006). Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Tradução: Cristiano Vasques e Liana Wang. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Wang, S. & Chen, J. S. (2015). The influence of place identity on perceived tourism impacts. Annals of Tourism Research, 52: 16-28.

Whetten, D. A. (2006). Albert and Whetten revisited – strengthening the concept of Organizational Identity. Journal of Management Inquiry, 15(3): 219-234.

Wilson, E., & Hollinshead, K. (2015). Qualitative tourism research: opportunities in the emergent soft sciences. Annals of Tourism Research, 54: 30-47.

Xue, L., Kerstetter, D., & Hunt, C. (2017). Tourism development and changing rural identity in China. Annals of Tourism Research, 66: 170-182.

Yazigi, E. (2002). A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto.

Zietsma, C., & Mckight, B. (2009). Building the iron cage: institutional creation work in the context of competing proto-institutions. In Lawrence, T. B., Suddaby, R., & Leca, B. Institutional work: actors and agency in institutional studies of organizations (pp. 143-176). Cambridge: Cambridge University Press.

Zucco, F. D., Quadros, C. M. B., Schmitt, J. R., & Fiuza, T. F. (2017). Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2): 320-346.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALBUQUERQUE, Mariene Cavalcante Borba de; OLIVEIRA, Samir Adamoglu de. A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 3, p. 435–454, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/172371.. Acesso em: 19 abr. 2024.