O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros

Autores

  • Marcos Aguiar Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helder Ferreira Isayama UFMG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762

Palavras-chave:

Lazer, Turismo, Resorts

Resumo

O objetivo desse estudo foi diagnosticar o lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, especificamente no que se refere ao lazer nas alianças estratégicas. Foi utilizada a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts e para a documental foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais.

Palavras chave: Lazer, Resort, Estratégia, Organização, Turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Aguiar Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Lazer pela UFMG, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e em Lazer pela UFMG. Atua como arquiteto autônomo e consultor em hotelaria e lazer, desenvolvendo trabalhos nas áreas de planejamento estratégico e arquitetônico para empreendimentos turísticos.
  • Helder Ferreira Isayama, UFMG
    Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e realiza Estágio Pós Doutoral na Faculdade de Educação da UFRJ, Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2012-2014). Editor da Revista Licere.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BARBOSA, Marcos Aguiar; ISAYAMA, Helder Ferreira. O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 3, p. 733–762, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486.. Acesso em: 23 abr. 2024.