A Gestão do Conhecimento como Estratégia Competitiva para a Gestão do Turismo: uma contribuição teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p43-64

Palavras-chave:

Conhecimento, Revisão narrativa, Processos em gestão do conhecimento, Turismo.

Resumo

A gestão do conhecimento tem sido adotada como novo paradigma organizacional na sociedade contemporânea, mas no segmento de serviços, em especial no turismo, sua aplicabilidade ainda é incipiente. Esse modelo de gestãose apresenta como ferramenta estratégica, na explicitação do conhecimento tácito dos stakeholders, na valorização do capital intelectual e, finalmente, na contribuiçãode decisões realistas e criativas para o segmento. Neste viés, o objetivo do estudo foi analisar como a gestão do conhecimento e seus respectivos processos podem contribuir para a gestão estratégica do turismo, por meio de uma revisão da literatura. A abordagem metodológica esteve pautada no paradigma interpretativista, apoiando-se no método de pesquisa bibliográfica. A investigação desenvolveu-se em janeiro do ano de 2015. Os resultados apontaramque a gestão do conhecimento pode contribuir decisivamente para o sucesso de uma organização turística, uma vez que, por meio dela, utilizam-se de procedimentos sistemáticos para a criação, compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os stakeholders, favorecendo a melhoria contínua dos processos outrora investidos. Além disso, os resultados teóricos demonstram contribuições substanciais da gestão do conhecimento como diferencial para a gestão estratégica do turismo, práticas inovadoras e de fácil implementação em destinos turísticos e empresas hoteleiras.Ainda, identificou-se que a maioria das publicações retratam estudos de caso em empresas do setor, em grande parte em países do Reino Unido e Ásia. Finalmente, a gestão do conhecimento e a adoção de seus princípios são considerados fundamentais para garantir qualidade, inovação e criatividade nas organizações turísticas, sustentando a competitividade da empresa.

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Biografia do Autor

  • Maria Emília Martins da Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio

    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014 -). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Docente do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio.

    Email: emilia@ifc-sombrio.edu.br

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Maria Emília Martins da. A Gestão do Conhecimento como Estratégia Competitiva para a Gestão do Turismo: uma contribuição teórica. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. 43–64, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i1p43-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/90025.. Acesso em: 24 abr. 2024.