III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Contribuições para o Desenvolvimento da Área.

Autores

  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ana Cristina Cardoso da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rodrigo Alves dos Santos Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p361-368

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Pesquisa, Terapia ocupacional/tendências, Organização e administração, Eventos científicos e de divulgação, Brasil.

Resumo

Desde o ano de 2009, com o I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional (SNPTO), os pesquisadores da área discutem a institucionalização acadêmica e a produção do conhecimento em terapia ocupacional. Este relato descreve e analisa o III SNPTO, realizado em 2014, na Universidade Federal da Paraíba, por meio do estudo de relatórios do evento e a análise descritiva dos trabalhos publicados em seus Anais. Também são apresentados e discutidos os perfis dos participantes e indicadas as discussões e contribuições dos relatos dos 10 Grupos Temáticos de Trabalho realizados no evento. A análise de dados indica que a maior parte dos participantes era docente de instituições públicas. Em relação ao evento anterior, houve aumento do número de trabalhos e maior compromisso com a produção de conhecimento na área, observado pelo crescimento de pesquisas apresentadas, grande parte decorrente de experiências com dados empíricos sobre as práticas profissionais. Os participantes reconhecem a necessidade de se alcançar maior legitimidade no âmbito científico da profissão para acesso a apoio de agências de financiamento à pesquisa e maior institucionalidade acadêmica e indicaram a importância da continuidade desse evento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional
    Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional

    Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

     

  • Ana Cristina Cardoso da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.
  • Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Contribuições para o Desenvolvimento da Área. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 361-368. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p361-368