III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Contribuições para o Desenvolvimento da Área.

Autores

  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ana Cristina Cardoso da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rodrigo Alves dos Santos Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p361-368

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Pesquisa, Terapia ocupacional/tendências, Organização e administração, Eventos científicos e de divulgação, Brasil.

Resumo

Desde o ano de 2009, com o I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional (SNPTO), os pesquisadores da área discutem a institucionalização acadêmica e a produção do conhecimento em terapia ocupacional. Este relato descreve e analisa o III SNPTO, realizado em 2014, na Universidade Federal da Paraíba, por meio do estudo de relatórios do evento e a análise descritiva dos trabalhos publicados em seus Anais. Também são apresentados e discutidos os perfis dos participantes e indicadas as discussões e contribuições dos relatos dos 10 Grupos Temáticos de Trabalho realizados no evento. A análise de dados indica que a maior parte dos participantes era docente de instituições públicas. Em relação ao evento anterior, houve aumento do número de trabalhos e maior compromisso com a produção de conhecimento na área, observado pelo crescimento de pesquisas apresentadas, grande parte decorrente de experiências com dados empíricos sobre as práticas profissionais. Os participantes reconhecem a necessidade de se alcançar maior legitimidade no âmbito científico da profissão para acesso a apoio de agências de financiamento à pesquisa e maior institucionalidade acadêmica e indicaram a importância da continuidade desse evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional

Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Terapia Ocupacional

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Ana Cristina Cardoso da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Oliver, F. C., Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, A. C. C. da, & Silva, R. A. dos S. (2016). III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Contribuições para o Desenvolvimento da Área. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 361-368. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p361-368

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências