Vulnerabilidade sócio ambiental e o cuidado na primeira infância: o olhar da terapia ocupacional para o trabalho em creche

Autores

  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo, Curso de Terapia Ocupacional
  • Patrícia Andrade Teixeira
  • Cristina Santos Cardoso de Sá Professora Doutora Departamento de Ciências do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia – Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista,

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p281-289

Palavras-chave:

Educação infantil, Colaboração intersetorial, Terapia ocupacional, Criança, Creche/recursos humanos.

Resumo

Educação e cuidado articulam-se na primeira infância e são concebidos como complementares aos cuidados da família. Para a Terapia Ocupacional cuidar, educar e prevenir os riscos de desenvolvimento infantil faz parte de sua ação e são aspectos essenciais de atenção na primeira infância. Esse estudo verificou a situação de vulnerabilidade do território e os desdobramentos no processo de cuidado em saúde no âmbito educacional. Estudo qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas com profissionais e familiares e observações com crianças na creche. Observou-se que as alterações estruturais presentes na região são aliadas a pouca saúde, condições precárias de higiene e colocam o território, creche e moradores em situação de vulnerabilidade; creche é vista como o lugar que ameniza os riscos para as crianças; em relação às famílias surge a fragilidade das redes de cuidado e a creche surge como lugar de apoio às dificuldades encontradas no cuidado com a criança; ações intersetoriais frágeis e a creche não encontra uma rede de apoio na saúde e assistência social no sentido de fortalecer parcerias e ações concretas. Destaca-se que frente a um panorama complexo, a intersetorialidade tem sido ferramenta potente para enfrentar situações de vulnerabilidade social e para o cuidado da primeira infância.

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Biografia do Autor

  • Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo, Curso de Terapia Ocupacional
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Especialização em Docência na Saúde pela UFRGS. Professor adjunto do curso de Terapia Ocupacional UNIFESP, coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional (2014-2016), vice-coordenadora da Câmara de Graduação do campus Baixada Santista (2014-2016). Credenciada no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado) e no Programa de Mestrado ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional. Tem experiência na área de Educação Permanente em Saúde, Educação Inclusiva e Terapia Ocupacional, atuando nos seguintes temas: saúde mental infantil, inclusão escolar, atividade lúdica, desenvolvimento infantil e formação profissional.
  • Patrícia Andrade Teixeira
    Terapeuta Ocupacional Residente do Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Cristina Santos Cardoso de Sá, Professora Doutora Departamento de Ciências do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia – Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista,
    Fisioterapeuta formada pela Universidade de São Paulo, atua na área da infância com enfase na neuropediatria.

Publicado

2018-02-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Jurdi, A. P. S., Teixeira, P. A., & Santos Cardoso de Sá, C. (2018). Vulnerabilidade sócio ambiental e o cuidado na primeira infância: o olhar da terapia ocupacional para o trabalho em creche. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(3), 281-289. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p281-289