Diretrizes da prática do cuidado de indivíduos pós-ave em contexto hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde e cuidadores

Autores

  • Mariana Lima da Silva Lousada Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira
  • Juliany Silveira Braglia César Vieira Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p1-7

Palavras-chave:

Acidente vascular cerebral, Cuidadores, Educação em saúde

Resumo

Esta pesquisa foi fruto de uma dissertação e buscou sugerir diretrizes para a elaboração de um manual de cuidados direcionados a pacientes pós-AVE, em contexto hospitalar, com base na perspectiva dos profissionais de saúde e cuidadores. Trata-se de um estudo qualitativo com quarenta entrevistas individuais. A transcrição das entrevistas foi realizada através da Técnica de Análise de Conteúdo e apontou: necessidade de suporte para a execução das AVD e suporte psicológico para o cuidador; habilidades relacionadas aos aspectos práticos e afetivos do cuidado; conhecimento sobre o AVE e AVD para a capacitação. Recomenda-se a criação e utilização de manuais de orientação para cuidadores de pacientes pós-AVE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima da Silva Lousada, Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira

Terapeuta ocupacional dos Leitos de Retaguarda do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira e mestre em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Juliany Silveira Braglia César Vieira, Faculdade Pernambucana de Saúde

Coordenadora e tutora do primeiro período de fisioterapia, tutora do sétimo período de fisioterapia, docente permanente do mestrado em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Faculdade Pernambucana de Saúde

Tutor do curso de psicologia e docente do mestrado em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Lousada, M. L. da S., Vieira, J. S. B. C., & Barbosa, L. N. F. (2018). Diretrizes da prática do cuidado de indivíduos pós-ave em contexto hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde e cuidadores. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(1), 1-7. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p1-7

Edição

Seção

Artigo Original