Diretrizes da prática do cuidado de indivíduos pós-ave em contexto hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde e cuidadores

Autores

  • Mariana Lima da Silva Lousada Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira
  • Juliany Silveira Braglia César Vieira Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p1-7

Palavras-chave:

Acidente vascular cerebral, Cuidadores, Educação em saúde

Resumo

Esta pesquisa foi fruto de uma dissertação e buscou sugerir diretrizes para a elaboração de um manual de cuidados direcionados a pacientes pós-AVE, em contexto hospitalar, com base na perspectiva dos profissionais de saúde e cuidadores. Trata-se de um estudo qualitativo com quarenta entrevistas individuais. A transcrição das entrevistas foi realizada através da Técnica de Análise de Conteúdo e apontou: necessidade de suporte para a execução das AVD e suporte psicológico para o cuidador; habilidades relacionadas aos aspectos práticos e afetivos do cuidado; conhecimento sobre o AVE e AVD para a capacitação. Recomenda-se a criação e utilização de manuais de orientação para cuidadores de pacientes pós-AVE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Lima da Silva Lousada, Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira

    Terapeuta ocupacional dos Leitos de Retaguarda do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira e mestre em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

  • Juliany Silveira Braglia César Vieira, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Coordenadora e tutora do primeiro período de fisioterapia, tutora do sétimo período de fisioterapia, docente permanente do mestrado em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

  • Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Tutor do curso de psicologia e docente do mestrado em educação para o ensino na área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Publicado

2018-09-18

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lousada, M. L. da S., Vieira, J. S. B. C., & Barbosa, L. N. F. (2018). Diretrizes da prática do cuidado de indivíduos pós-ave em contexto hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde e cuidadores. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(1), 1-7. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p1-7