Pelo direito de brincar: conhecendo a infância e potencializando a ação da terapia ocupacional

Autores

  • Marta Aoki USP; FM; Departamento Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Fátima Corrêa Oliver USP; FM; Departamento Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Stella Maris Nicolau Secretaria Municipal de Saúde; Unidade Básica de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v17i2p57-63

Palavras-chave:

criança, pré-escolar, desenvolvimento infantil, defesa da criança e do adolescente, direitos humanos, terapia ocupacional

Resumo

Trata-se de relato sobre desenvolvimento de grupo de atividades lúdicas com crianças (entre 5 e 14 anos) realizado no espaço de uma rua, em bairro periférico do município de São Paulo. O grupo foi coordenado por equipe (um terapeuta ocupacional e dois estudantes de terapia ocupacional) vinculada a projeto docente assistencial da universidade e unidade básica de saúde entre abril de 2004 e julho de 2005. A partir de registros de atividades assistenciais e discussões coletivas entre equipe e profissionais do projeto recuperou-se a trajetória da experiência. A equipe se deslocava para a rua e durante duas horas realizava atividades lúdicas, jogos e conversas. A compreensão da dinâmica das crianças na rua e a promoção de convivência pautada em experiências de aprendizagem e solidariedade foram eixos norteadores dos encontros grupais. No contato com as crianças na rua observaram-se embates na utilização do espaço público e demandas individuais. Foram percebidas relações interpessoais conflituosas entre crianças, que exigiam mediação dos adultos e a necessidade de contato com pais. Foram entrevistadas 10 famílias (com total de 17 crianças participantes) para conhecer a constituição familiar, o rendimento das crianças na escola, as atividades que realizavam no tempo livre, as brincadeiras preferidas e atividades de lazer da família. Houve significativa adesão e reconhecimento positivo da experiência por parte das crianças e a equipe pode compreender a complexidade das condições vividas pelas crianças da área de abrangência de uma unidade de saúde, fomentando discussão sobre a criação de outras alternativas assistenciais no serviço e sobre direitos.

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Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Aoki, M., Oliver, F. C., & Nicolau, S. M. (2006). Pelo direito de brincar: conhecendo a infância e potencializando a ação da terapia ocupacional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 17(2), 57-63. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v17i2p57-63