O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes Projeto METUIA; Núcleo UFSCar
  • Carla Regina Silva Projeto METUIA; Núcleo UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v18i3p158-164

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional Social, Educação, Escola Pública, Adolescência e Juventude

Resumo

Trata-se de discutir a necessidade de intervenções sociais calcadas na educação e na defesa dos direitos decorrentes da cidadania, para adolescentes e jovens vulneráveis socialmente, tomando-se o caso da escola pública no Brasil. O Projeto METUIA tem trabalhado na construção de bases teóricas para a elaboração de programas terapêutico-ocupacionais na área social, bem como na sua experimentação prática. A partir de experiências e estudos desenvolvidos pelo Núcleo UFSCar do Projeto METUIA, com relação à violência na e da escola pública, especialmente a de ensino médio, defende-se a ampliação da atuação da terapia ocupacional no campo da educação incorporando questões pertinentes à maioria dos estudantes brasileiros no ciclo básico. Parte-se do pressuposto que a terapia ocupacional espelha o que seus profissionais pensam e produzem e a forma como se posicionam politicamente frente às questões sociais que a eles se colocam. Seus métodos estão condicionados a determinadas problemáticas que são percebidas e incorporadas como de sua responsabilidade e para as quais se articulam possíveis soluções. A desigualdade, a pobreza são problemáticas relevantes no bojo da questão social brasileira, adquirindo configurações que requerem uma revisão imediata das profissões e das pertinências do papel profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lopes, R. E., & Silva, C. R. (2007). O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 18(3), 158-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v18i3p158-164