Transtorno do desenvolvimento da coordenação e senso de auto-eficácia: implicações para a prática da terapia ocupacional

Autores

  • Beatriz A P. Galvão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Naira Vassalo Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Amélia C. Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p12-19

Palavras-chave:

Transtorno das habilidades motoras, Auto-eficácia, Desempenho psicomotor, Criança, Terapia Ocupacional

Resumo

No transtorno do desenvolvimento da coordenação há um prejuízo acentuado no desenvolvimento das habilidades motoras (grossas e/ou finas) de crianças, com impacto na participação em atividades típicas da infância. As conseqüências do transtorno também incluem restrição na interação social e baixo senso de auto-eficácia. Terapeutas ocupacionais, embora habilitados a avaliar e tratar crianças com esse perfil, aparentam desconhecer a importância do senso de auto-eficácia, assim como seus instrumentos de avaliação. Desta forma, o objetivo desta revisão é apontar a relação entre o desempenho motor e o senso de eficácia de crianças com TDC em idade escolar, bem como suas possíveis implicações para a prática da Terapia Ocupacional.

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Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Galvão, B. A. P., Lage, N. V., & Rodrigues, A. A. C. (2008). Transtorno do desenvolvimento da coordenação e senso de auto-eficácia: implicações para a prática da terapia ocupacional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 19(1), 12-19. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p12-19