Adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modelo Lúdico

Autores

  • Maria Madalena Moraes Sant'Anna UNISALESIANO
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento
  • Lívia C. Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p34-47

Palavras-chave:

Avaliação^i1^sméto, Jogos e brinquedos^i1^spsicolo, Ludoterapia

Resumo

O objetivo desse estudo foi realizar a adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modèle Ludique desenvolvidos por Francine Ferland. O instrumento "Avaliação do Comportamento Lúdico" abrange cinco áreas de observação: interesse geral da criança; interesses lúdicos básicos; capacidades lúdicas básicas; atitude lúdica e expressão das necessidades e dos sentimentos. A "Entrevista Inicial com os Pais" abrange nove áreas, avaliadas por meio de perguntas sobre o comportamento lúdico da criança. Os dois protocolos foram traduzidos e adaptados seguindo metodologia que incluiu a tradução e a retrotradução, seguidas da avaliação da equivalência semântica, idiomática e conceitual. A versão traduzida foi aplicada em amostra de 13 crianças com paralisia cerebral e seus pais ou responsáveis. Os resultados indicam que os protocolos atendem à necessidade de instrumentos de avaliação validos e confiáveis, sendo recomendada a ampliação e aprofundamento de estudos para avançar no processo de validação dos dois protocolos.

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Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sant'Anna, M. M. M., Blascovi-Assis, S. M., & Magalhães, L. C. (2008). Adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modelo Lúdico . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 19(1), 34-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p34-47