Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores

Autores

  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Márcia B. Rezende Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Fernanda Amparo Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
  • Gabriela Nunes Ferreira Fundação Hospitalar de Minas Gerais; Centro Geral de Pediatria
  • Cristiane Renger Fundação Hospitalar de Minas Gerais; Centro Geral de Pediatria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Crianças, Transtorno das modalidades motoras, Questionário^i1^sutiliza, Docentes, Saúde escolar

Resumo

O termo transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) ainda é pouco usado no Brasil e a maioria das crianças com esse tipo de problema não é diagnosticada. As dificuldades de coordenação motora geralmente são evidenciadas na escola e, embora queixas de crianças com problemas de escrita ou lentidão motora sejam comuns, essas dificuldades não são identificadas como uma questão que merece atenção especial. O objetivo deste estudo foi examinar a freqüência e as atividades nas quais professores observam dificuldades de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos de idade. Um questionário simples, com questões fechadas, foi enviado a escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Dados de 288 questionários, sendo 148 de professores da rede Municipal e 140 de escolas particulares, foram analisados descritivamente. A maioria dos professores, 88% nas escolas Municipais e 79% nas particulares, indicaram que geralmente observam problemas de coordenação em um a dois alunos em cada classe, o que resultou na estimativa de 18,6% de crianças com algum tipo de dificuldade motora. Estes dados superam os 6% reportados na literatura internacional, sendo importante investir em estudos epidemiológicos e na identificação correta do TDC em crianças brasileiras.

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Publicado

2009-04-01

Como Citar

Magalhães, L. de C., Rezende, M. B., Amparo, F., Ferreira, G. N., & Renger, C. (2009). Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(1), 20-28. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28

Edição

Seção

Artigo Original