Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança

Autores

  • Renata Monteiro Buelau Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Erika Alvarez Inforsato Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Elizabeth M. F. Araújo Lima Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Criatividade, Atividades Humanas, Desenvolvimento Infantil, Estudos de caso

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

Buelau, R. M., Inforsato, E. A., & Lima, E. M. F. A. (2009). Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(3), 164-170. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170

Edição

Seção

Artigo Original