Identificação de sinais de Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação em crianças de três a seis anos e possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional

Autores

  • Érika Papa Mazer Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p74-82

Palavras-chave:

Transtornos das habilidades motoras, Transtorno do Desenvolvimento da coordenação, Terapia Ocupacional, Protocolos, Avaliação, Pré-escolar, Atividades cotidianas

Resumo

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC - tem sido estudado como um atraso no desenvolvimento motor, no qual as dificuldades motoras podem aparecer sem relação com distúrbios neurológicos ou traumas. Manifesta-se precocemente e as crianças podem apresentar, ainda na pré-escola, atraso nas aquisições motoras. Independente da causa, a prevenção e a detecção do TDC exigem avaliação criteriosa e uso de testes específicos para diagnosticá-lo. OBJETIVOS: elencar os principais aspectos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e detectar os sinais em crianças já identificadas com risco para atraso de desenvolvimento em creches e pré-escolas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: foi elaborado e aplicado um protocolo de avaliação de sinais do transtorno para a faixa etária de três a seis anos. ABORDAGEM TEÓRICA: O protocolo é composto por duas partes, sendo a primeira em forma de questionário aos educadores e a segunda uma avaliação do desenvolvimento da criança. RESULTADOS: O estudo foi realizado com 10 crianças, sendo três identificadas com sinais do transtorno. Os resultados apontam tanto para a possibilidade de identificação do transtorno, como para a necessidade de se aprimorar o instrumento para que possa ser replicado. CONCLUSÕES: São enfatizadas também as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional junto a esta população, pela possibilidade do olhar para seu cotidiano e sua inserção nos diversos contextos da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

Mazer, Érika P., & Barba, P. C. de S. D. (2010). Identificação de sinais de Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação em crianças de três a seis anos e possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 21(1), 74-82. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p74-82

Edição

Seção

Artigo Original