Identificação dos sinais neurocomportamentais de bebês pré-termo por profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)

Autores

  • Lucieny Almohalha
  • Ruth Maria Ribeiro Guerra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p117-126

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Manifestações neurocomportamentais, Prematuro, Pessoal de saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Em resposta a estímulos externos comuns ao ambiente da UTIN, o recém nascido pré-termo (RNPT) emite sinais neurocomportamentais de retraimento ou de aproximação. Esses sinais oferecem dicas aos profissionais para suas intervenções. A modulação correta dos estímulos leva a um melhor desenvolvimento global do RNPT e os profissionais devem estar aptos para perceber e avaliar esses sinais. OBJETIVO: Investigar o nível de identificação, por parte dos profissionais da UTIN, dos sinais neurocomportamentais de retraimento e aproximação apresentados por RNPT e analisar os fatores que podem influenciar a aquisição de conhecimentos acerca desses sinais. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Os dados foram coletados através da aplicação do Checklist da Assessment of Preterm Infants' Behavior (ALS & cols., 1982) aos profissionais de uma UTIN e através da análise das respostas das questões abertas incluídas no instrumento. Os dados quantitativos foram analisados por contagem de freqüência e os dados qualitativos por análise de conteúdo. RESULTADOS: Responderam ao checklist 45 profissionais, 80% de nível técnico e 20% de nível superior. Dos 16 sinais de retraimento e 17 sinais de aproximação possíveis de assinalar, os profissionais de nível superior observaram 03 sinais de retraimento e 07 sinais de aproximação a mais que os de nível técnico. Pela análise qualitativa, verificou-se que a correta identificação dos sinais do RNPT é influenciada por fatores como: extensiva jornada de trabalho, sutileza dos sinais apresentados pelos bebês, experiência profissional e a falta de capacitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almohalha, L., & Guerra, R. M. R. (2023). Identificação dos sinais neurocomportamentais de bebês pré-termo por profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(2), 117-126. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p117-126