Tempo de engajamento nas áreas de ocupação de adolescentes inseridos em uma escola publica

Autores

  • Sofia Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p162-171

Palavras-chave:

Adolescente, Gerenciamento do tempo, Qualidade de vida, Ensino, fundamental e médio

Resumo

A adolescência é caracterizada pela transição da puberdade para a fase adulta, sendo influenciada por contextos sócioculturais e processos psicobiológicos. Este processo será considerado tanto menos ambíguo quanto maiores forem as experiências positivas no desempenho de diferentes ocupações. A caracterização do tempo de engajamento dos adolescentes em ocupações possibilita a construção de cenários onde podem ser identificados focos potenciais de ações que se revertem em estímulo ao seu desenvolvimento e promoção de saúde. Objetivou-se caracterizar o tempo de engajamento em ocupações de um grupo de adolescentes inseridos no ensino público de um município de médio porte do estado de MG. Estudo retrospectivo, transversal e quantitativo, realizado com 56 adolescentes de classe popular matriculados no ensino fundamental de duas escolas públicas. Os dados coletados através de um quadro do uso do tempo foram categorizados (Atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Sono e Descanso, Atividades de Tempo Livre e Lazer, Trabalho e Educação) e analisados em termos de frequência e medidas de centralidade. Observou-se que sono e descanso correspondem à ocupação com maior tempo de engajamento enquanto educação e lazer/tempo livre apresentam um menor tempo. O estudo aponta indícios que podem relacionar-se aos cenários de privação e desequilíbrio ocupacional, principalmente no que se refere à educação e lazer, que podem ter consequências negativas na saúde e qualidade de vida de adolescentes.

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Publicado

2011-09-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Martins, S., & Gontijo, D. T. (2011). Tempo de engajamento nas áreas de ocupação de adolescentes inseridos em uma escola publica . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(2), 162-171. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p162-171