Confiabilidade da avaliação de tecnologia assistiva

predisposição ao uso (ATD PA Br) para a versão em português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p144-154

Palavras-chave:

tecnologia assistiva, terapia ocupacional, avaliação de processos e resultados, comparação transcultural, psicometria, reabilitação., Equipamentos de autoajuda, Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)

Resumo

Introdução: A Avaliação de Tecnologia Assistiva – Predisposição ao Uso (ATD PA Br) tem como objetivo identificar a ideal combinação entre a tecnologia proposta e o usuário potencial. Objetivo: Investigar as confiabilidades interexaminador e teste-reteste de cada item da ATD PA Br para uma amostra de usuários brasileiros de tecnologia assistiva. Método: As medidas repetidas foram tomadas por dois examinadores independentes e os procedimentos foram replicados no reteste. Teste de correlação de Spearman foi aplicado e os dados foram plotados pelo método Bland-Altman. A amplitude da diferença entre medidas repetidas em cada item foi utilizada para cálculo do intervalo de confiança que estabeleceu um limite máximo para se considerar variações normais entre as medidas repetidas. Resultados: Confiabilidades moderada a excelente predominaram nos itens do instrumento, acompanhadas por apenas cinco itens classificados como de pouca confiabilidade interexaminador e dois itens de pouca confiabilidade interteste. Conclusão: A ATD PA Br mostrou-se confiável para a população brasileira, indicando pequena fragilidade de confiabilidade entre examinadores para itens relacionados ao formulário do profissional. Conclui-se que a ATD PA Br está pronta para uso no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina de Jesus Alves, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB), e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR).

  • Emerson Fachin-Martins, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutor em Psicologia na área de concentração de Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado no curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB), e Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde (PPGCTS), em Ciências da Reabilitação (PPGCR) e no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Rede Nacional de Mestrado Profissional para Núcleos de Inovação Tecnológica (PROFNIT)

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Confiabilidade da avaliação de tecnologia assistiva: predisposição ao uso (ATD PA Br) para a versão em português. (2018). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(2), 144-154. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p144-154