Impacto da utilização de recursos tecnológicos no desempenho de atividades cotidianas e na satisfação da mãe de criança com paralisia cerebral grave

Autores

  • Rafaela Brigoni Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências https://orcid.org/0000-0002-0158-3231
  • Mariana Dutra Zafani Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências https://orcid.org/0000-0003-2875-6021
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i1p19-26

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Paralisia cerebral, Percepção, Mãe., Equipamentos de autoajuda

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi o de identificar a percepção da mãe de uma criança com paralisia cerebral quadriplégica espástica grave, com três anos de idade, sobre os recursos tecnológicos utilizados por seu filho no desempenho de tarefas funcionais da rotina diária. Os objetivos específicos foram: listar e indicar a frequência de modificações utilizadas pela criança de acordo com o Inventário de Avaliação Pediátrica (PEDI); identificar o nível de satisfação da mãe em relação as modificações, as dificuldades para usá-las e a necessidade de orientações. Para a coleta de dados utilizou-se o PEDI e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados sugerem que a mãe sentia-se satisfeita com os recursos tecnológicos utilizados por O objetivo geral deste estudo foi o de identificar a percepção da mãe de uma criança com paralisia cerebral quadriplégica espástica grave, com três anos de idade, sobre os recursos tecnológicos utilizados por seu filho no desempenho de tarefas funcionais da rotina diária. Os objetivos específicos foram: listar e indicar a frequência de modificações utilizadas pela criança de acordo com o Inventário de Avaliação Pediátrica (PEDI); identificar o nível de satisfação da mãe em relação as modificações, as dificuldades para usá-las e a necessidade de orientações. Para a coleta de dados utilizou-se o PEDI e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados sugerem que a mãe sentia-se satisfeita com os recursos tecnológicos utilizados por seu filho e estava bem instruída em relação ao modo de usá-los. Dentre os aspectos negativos que influenciavam na usabilidade dos recursos, citam-se à falta de acessibilidade das vias públicas para o uso da cadeira de rodas e a baixa renda da família. Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de envolver a família no processo de seleção de recursos tecnológicos que exigem assistência máxima do cuidador, e reportam para a relevância de o profissional analisar criteriosamente o contexto ambiental em que eles serão inseridos a fim de facilitar a usabilidade e promover, de fato, uma melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência e seus familiares. seu filho e estava bem instruída em relação ao modo de usá-los. Dentre os aspectos negativos que influenciavam na usabilidade dos recursos, citam-se à falta de acessibilidade das vias públicas para o uso da cadeira de rodas e a baixa renda da família. Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de envolver a família no processo de seleção de recursos tecnológicos que exigem assistência máxima do cuidador, e reportam para a relevância de o profissional analisar criteriosamente o contexto ambiental em que eles serão inseridos a fim de facilitar a usabilidade e promover, de fato, uma melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência e seus familiares.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Brigoni Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências

    Trabalho Oral apresentado no VIII Encontro Científico de Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, dez. 2017.

    Terapeuta Ocupacional, Aprimoramento e Especialização em Reabilitação e Tecnologia, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil. 

  • Mariana Dutra Zafani, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências

    Trabalho Oral apresentado no VIII Encontro Científico de Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, dez. 2017.

    Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil. 

  • Luciana Ramos Baleotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

    Trabalho Oral apresentado no VIII Encontro Científico de Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, dez. 2017.

    Professora Assistente Doutora - nível II. Docente do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Rio Claro. ORCID: 0000-002-3300-2075. Email: baleotti@marilia.unesp.br.

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Barbosa, R. B., Zafani, M. D., & Baleotti, L. R. (2020). Impacto da utilização de recursos tecnológicos no desempenho de atividades cotidianas e na satisfação da mãe de criança com paralisia cerebral grave. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(1), 19-26. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i1p19-26