Impacto da educação na saúde de pacientes com artrite reumatoide - estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p54-59

Palavras-chave:

Artrite reumatoide, Educação, Dor, Qualidade de vida, Terapia ocupacional

Resumo

Objetivo: Grupos de orientação para pacientes com artrite reumatoide (AR) têm boa aceitação, mas benefícios controversos no tratamento dessa doença. Este estudo visa a avaliar seu impacto sobre a qualidade de vida e a dor em pacientes com AR. Métodos: Ensaio clínico piloto de intervenção em grupos de orientação que incluiu 15 pacientes com AR. Foram realizados 12 encontros de duas horas por semanas, que abordaram ações educativas sobre a doença, o tratamento, medidas de proteção articular e conservação de energia, atividades terapêuticas ocupacionais e oficinas de vivências. Foram utilizados a escala visual analógica de dor (EVA dor) e o sistema descritivo em três níveis de cinco dimensões do EuroQol e sua escala visual analógica (EQ-5D-3L e EQ-VAS) para avaliação da qualidade de vida. Resultados: Catorze (93%) pacientes eram do gênero feminino, com idade média 61,27 anos, tempo médio de doença de 19,93 anos. Treze (87%) deles apresentavam deformidades articulares em mãos pela AR. Houve melhora significativa no domínio cuidados pessoais do EQ-5D-3L (p=0,046) e tendência à redução da dor (EVA dor) e melhora da qualidade de vida (EQ-5D-3L e EQVAS), sem significância estatística (P>0,05). Conclusões: Apesar do pequeno número de pacientes incluídos neste estudo piloto, a melhora dos cuidados pessoais, da autopercepção da dor e da qualidade de vida dos pacientes sugere que houve impacto positivo da educação, das atividades terapêuticas ocupacionais e do compartilhamento de vivências entre os pacientes com AR.

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Biografia do Autor

Lorena Costa Duval Borges, Centro Universitário de Belo Horizonte. Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.

Lidia Assis Chaves, Centro Universitário de Belo Horizonte. Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.

Júnia Amorim Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Luiza Cassimiro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Ana Letícia Fontes de Oliveira Marcelino, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Rosalma Aparecida Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Terapia Ocupacional

Adriana Maria Kakehasi, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais.  Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina

Débora Cerqueira Calderaro, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Borges, L. C. D., Chaves, L. A., Andrade, J. A., Silva, L. C., Marcelino, A. L. F. de O. ., Chaves, R. A., Kakehasi, A. M., & Calderaro, D. C. (2020). Impacto da educação na saúde de pacientes com artrite reumatoide - estudo piloto. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 31(1-3), 54-59. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p54-59

Edição

Seção

Artigo Original