Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia por Covid-19, Terapias mente e corpo, Práticas corporais, Terapia ocupacional

Resumo

As práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem.  

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Biografia do Autor

  • Rosé Colom Toldrá, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Professora Doutora, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Doutora em Sociologia da Saúde pela Universitat de Barcelona – Espanha. 

  • Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Doutora em Humanidades pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Professora Doutora temporária do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, cidade de São Paulo/SP, Brasil

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Toldrá, R. C. ., & Souza, C. C. B. X. de. (2022). Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e203958. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958