As práticas de terapia ocupacional no primeiro ano da pandemia de COVID-19 – revisão bibliográfica

Autores

  • Mariana Aparecida Arthur Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional https://orcid.org/0000-0001-8664-3792
  • Vitória Silvia Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional https://orcid.org/0000-0003-0424-1795
  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional
  • Ana Cristina Fagundes Souto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional https://orcid.org/0000-0002-6959-0374

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe205891

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Pandemia, COVID-19, Produção científica e tecnológica

Resumo

Em 2020 a COVID-19 chega ao Brasil e logo se confirma transmissão comunitária. São realizados debates que, em meio à falta de coordenação nacional, produzem respostas diferentes em cada nível de governo. Há ênfase na atenção hospitalar, necessária para o atendimento dos casos graves. As mudanças na assistência refletem-se em todos os níveis de atenção em Saúde, Educação e Assistência Social em que terapeutas ocupacionais atuam. Objetivou-se conhecer e agrupar as comunicações cientificas de terapeutas ocupacionais no primeiro ano da pandemia. Em março de 2021 realizou-se uma revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual de Saúde que inclui a base Scientific Eletronic Library Online, Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, além do rastreio nas páginas eletrônicas de sete periódicos ibero-americanos de Terapia Ocupacional. Foram utilizados os descritores “occupational therapy” combinado com os descritores “COVID-19”, “coronavirus”, “pandemics”, “quarantine”, “syndemics”. Foram incluídos títulos com práticas implementadas durante a pandemia, escritos por ao menos um terapeuta ocupacional, cujo texto estava integralmente disponível, perfazendo 17 artigos agrupados por campo, nível de atenção, população. Predomina a atenção hospitalar com práticas adaptadas à biossegurança, seguida da Atenção Básica, e ampla adoção da Telessaúde.

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Biografia do Autor

  • Mariana Aparecida Arthur, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Este trabalho é parte do relatório final do Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19” do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 da Pro-reitoria de Graduação da USP.

    Discente do curso de graduação de Terapia Ocupacional da USP, bolsista do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 no Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19”. 

  • Vitória Silvia Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Este trabalho é parte do relatório final do Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19” do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 da Pro-reitoria de Graduação da USP.

    Discente do curso de graduação de Terapia Ocupacional da USP, bolsista do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 no Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19”. 

  • Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Este trabalho é parte do relatório final do Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19” do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 da Pro-reitoria de Graduação da USP.

    Docente do curso de Terapia Ocupacional da USP, responsável pelo Projeto do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19”. 

  • Ana Cristina Fagundes Souto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Este trabalho é parte do relatório final do Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19” do Programa Unificado de Bolsas Edital 2020-2021 da Pro-reitoria de Graduação da USP.

    Terapeuta ocupacional do curso de Terapia Ocupacional da USP, responsável pelo acompanhamento e orientação das bolsistas do Projeto “Explorando estratégias de aprendizado a partir da identificação e análise das práticas de Terapia Ocupacional no contexto da pandemia de COVID-19”. 

Referências

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Arthur, M. A. ., Santos, V. S. ., Oliver, F. C. ., & Souto, A. C. F. (2022). As práticas de terapia ocupacional no primeiro ano da pandemia de COVID-19 – revisão bibliográfica. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e205891. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe205891