Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1pe211692

Palavras-chave:

Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Educação. Inclusão escolar.

Resumo

Introdução: Ainda que a Terapia Ocupacional tenha um importante histórico de atuações no contexto escolar, ainda é necessário se aprofundar sobre a realidade dos profissionais em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: Identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam ou realizaram ações relacionadas ao contexto escolar. Procedimentos metodológicos: Pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que realizou entrevista semi-estruturada junto a cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal. Resultados e Discussão: As principais práticas realizadas pelas profissionais são: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, de atividades e de mobiliário. Por outro lado, os desafios para a realização dessas práticas tais como, a resistência das escolas e as atitudes sociais frente à inclusão, evidenciam a importância da realização de propostas que sensibilizem e conscientizem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas visando à inclusão. Conclusões: As práticas da Terapia Ocupacional na educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que investir na formação graduada dos terapeutas ocupacionais, em projetos de extensão e na contratação de profissionais diretamente ligados ao setor da educação podem ampliar e consolidar o campo na região.

 

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Biografia do Autor

  • Sarah Raquel Almeida Lins, Universidade de Brasília (UnB) - Brasília (DF). Brasil

    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Terapia Ocupacional e Doutora em Educação Especial, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (FCE/UnB), Ceilândia, Distrito Federal, Brasil.

  • Gessilaine Fernandes Pereira, Universidade de Brasília (UnB) - Brasília (DF). Brasil

    Terapeuta ocupacional pela Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (FCE/UnB), Ceilândia, Distrito Federal, Brasil.

  • Magno Nunes Farias, Universidade de Brasília (UnB) - Brasília (DF). Brasil

    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Goiás (UFG) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor adjunto do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (FCE/UnB), Ceilândia, Distrito Federal, Brasil.

  • Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará (Uepa) - Santarém (PA). Brazil

    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA),  Belém, PA, Brasil.

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Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lins, S. R. A., Pereira, G. F., Farias, M. N., & Folha, D. R. da S. C. . (2023). Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito Federal. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 33(1-3), e211692. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1pe211692