Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1pe211692Palavras-chave:
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Educação. Inclusão escolar.Resumo
Introdução: Ainda que a Terapia Ocupacional tenha um importante histórico de atuações no contexto escolar, ainda é necessário se aprofundar sobre a realidade dos profissionais em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: Identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam ou realizaram ações relacionadas ao contexto escolar. Procedimentos metodológicos: Pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que realizou entrevista semi-estruturada junto a cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal. Resultados e Discussão: As principais práticas realizadas pelas profissionais são: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, de atividades e de mobiliário. Por outro lado, os desafios para a realização dessas práticas tais como, a resistência das escolas e as atitudes sociais frente à inclusão, evidenciam a importância da realização de propostas que sensibilizem e conscientizem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas visando à inclusão. Conclusões: As práticas da Terapia Ocupacional na educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que investir na formação graduada dos terapeutas ocupacionais, em projetos de extensão e na contratação de profissionais diretamente ligados ao setor da educação podem ampliar e consolidar o campo na região.
Downloads
Referências
Calheiros DS, Lourenço GF, Cruz DM. A atuação da terapia
ocupacional no contexto escolar: educação inclusiva e
perspectiva social. In: Neto JLC, Silva OON, organizadores.
Diversidade e movimento: diálogos possíveis e necessários.
-234. Curitiba: Editora CRV; 2016.
Rocha EF. A terapia ocupacional e as ações na educação:
aprofundando interfaces. Rev Ter Ocup Univ
São Paulo. 2007;18(3):122-7. Doi:10.11606/issn.2238-6149.
v18i3p122-127
Pan LC, Lopes RE. Terapia ocupacional social na escola pública:
uma análise da produção bibliográfica do METUIA/UFSCar.
Cad Ter Ocup UFSCar São Carlos. 2020; 28(1):207-26.
Doi:10.4322/2526-8910.ctoAO1760
Ide MG, Yamamoto BT, Silva CCB. Identificando possibilidades
de atuação da Terapia Ocupacional na inclusão. Cad Ter
Ocup UFSCar São Carlos. 2011;19(3):307-22. Doi:10.4322/
cto.2011.004
COFFITO. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia
Ocupacional. Resolução nº 500 de 26 de dezembro de
Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia
Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação
e as competências do terapeuta ocupacional especialista em
Contexto Escolar e dá outras providências. Disponível em:
https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=10488.
Souto MSD, Gomes EBN, Folha DRSC. Educação especial e
Terapia Ocupacional: análise de interfaces a partir da produção
de conhecimento. Rev Bras Educ Esp. 2018;24(4):583-600.
Doi:10.1590/S1413-65382418000500008
Lourenço GF, Cid MFB. Possibilidades de ação do terapeuta
ocupacional na educação infantil: congruência com a
proposta da educação inclusiva. Cad Ter Ocup UFSCar
São Carlos. 2010;18(2):169-79. Disponível em: https://www.
cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/
article/view/352/283
Fonseca SPD, Sant’Anna MMM, Cardoso PT, Tedesco SA.
Detalhamento e reflexões sobre a terapia ocupacional no
processo de inclusão escolar. Cad Ter Ocup UFSCar São Carlos.
;26(2):381-97. Doi:10.4322/2526-8910.ctoAO1203
Cardoso PT, Matsukura TS. Práticas e perspectivas da terapia
ocupacional na inclusão escolar. Rev Ter Ocup Univ São Paulo.
; 23(1):7-15. Doi:10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15
Pereira BP. Terapia ocupacional e educação: as proposições de
terapeutas ocupacionais na e para a escola [tese]. São Carlos:
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Programa de
Pós-Graduação em Terapia Ocupacional; 2018.
Farias MN, Lopes RE. Terapia ocupacional social: formulações à
luz de referenciais freireanos. Cad Ter Ocup UFSCar São Carlos.
;28(4):1346-56. Doi:10.4322/2526-8910.ctoEN1970.
Lopes RE, Borba PLDO, Trajber NKDA, Silva CR, Cuel BT.
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias
sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface-Comun
Saúde Educ. 2011;15(36):277-88. Doi:10.1590/S1414-
Pereira BP, Borba PLO, Lopes RE. Terapia ocupacional e
educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a
escola no Brasil. Cad Bras Ter Ocup [Internet]. 2021;29:e2072.
Doi:10.1590/2526-8910.ctoAO2072.
Sampieri RH, Collado CF, Lucio PB. Metodologia de Pesquisa.
São Paulo: Penso; 2013.
Vinuto J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa:
um debate em aberto. Tematicas. 2014; 22(44):203–220.
Doi:10.20396/tematicas.v22i44.10977
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições;
v. 70, 2010.
Souza JRB. Terapia ocupacional na educação: composição
e delineamentos do campo profissional [tese]. São Carlos:
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Programa de
Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. 2021.
Rocha EF. Terapia Ocupacional e Educação: questões atuais e
perspectivas futuras. In: Rocha EF, Brunello MIB, Souza CCBX, organizadoras. Escola para todos e as pessoas com deficiências:
contribuições da terapia ocupacional. São Paulo: Hucitec; 2018.
Rocha EF, Brunello MIB, Souza CCBX. Apresentação. In:
Rocha EF, Brunello MIB, Souza CCBX, organizadoras. Escola
para todos e as pessoas com deficiências: contribuições da
terapia ocupacional. São Paulo: Hucitec, 2018.
Folha DRSC, Della Barba PCS. Classificação da participação de
crianças em ocupações nos contextos escolares na perspectiva
da terapia ocupacional. Cad Ter Ocup UFSCar São Carlos.
;30:e2907. Doi:10.1590/2526-8910.ctoAO21962907
Folha DRSC, Monteiro GS. Terapia Ocupacional na atenção
primária à saúde do escolar visando a inclusão escolar de
crianças com dificuldades de aprendizagem. REVISBRATO.
;1(2):202-20. Doi:10.47222/2526-3544.rbto5311
Gomes D, Teixeira L, Ribeiro J. Enquadramento da prática da
Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ªEdição. Versão
Portuguesa de Occupational Therapy Practice Framework:
Domain and Process 4th Ed. (AOTA-2020). Politécnico de
Leiria; 2021.
Lopes RE, Borba PLO. A inclusão radical como diretriz para
terapeutas ocupacionais na educação. Rev Ocup Humana.
;22(2):202-27. Doi:10.25214/25907816.1402
Roriz, DV, Lins, SRA, Farias, MN. Terapia ocupacional e
educação: um estudo documental sobre a formação acadêmica.
Cad Bras Ter Ocup. 2023;31:e3474. Doi:10.1590/2526-8910.
ctoAO266434741.
Tavares, EBNG, Souto MS, Folha DRSC. A formação graduada
de terapeutas ocupacionais para o campo da educação em Belém
(PA). REVISBRATO. 2020;4(6): 911-32. Doi:10.47222/2526-
rbto35392.
Calheiros DS, Souza JRB, Dounis AB. Formação de terapeutas
ocupacionais para atuar na educação: desafios e perspectivas de
uma área em construção. In: Silva RAS, Bianchi PC, Calheiros
DS, organizadores. Formação em terapia ocupacional no
Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e
pós-graduação. São Paulo: FiloCzar; 2018.
Schroeder E, Colley H, Santos TF, Peixoto RN. Integração
sensorial: práticas clínicas e na inclusão escolar. In:
Nepomuceno, A. et al. Terapia Ocupacional em educação
inclusiva: contextos de atuação da terapia ocupacional na
escola. Santa Catarina: Inclusão Eficiente; 2019.
Squassoni, CE, Lins, SRA, Matsukura TS. Saúde mental
infantojuvenil: avaliação de formação continuada junto a
professores de sala de recursos multifuncionais. REFACS.
;9(2):714-23. Doi:10.18554/refacs.v9i0.5654
Lins SRA, Squassoni CE, Matsukura TS. Formação em Saúde
Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de
Sala de Recursos Multifuncionais. OlharProfr. 2023;26:1-17.
Doi:10.5212/OlharProfr.v.26.21440.023
Cid MFB, Squassoni CE, Gasparini DA, Fernandes
LHDO. Saúde mental infantil e contexto escolar:
as percepções dos educadores. Pro-Posições. 2019;30:1-24.
Doi:10.1590/1980624820170093.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sarah Raquel Almeida Lins, Gessilaine Fernandes Pereira, Magno Nunes Farias, Débora Ribeiro da Silva Campos Folha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.