Tecnologia e intervenção precoce: produção de vídeos para a apoio às práticas centradas na família no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v34i1-3e219172

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Práticas Centradas na Família, Desenvolvimento infantil

Resumo

Este estudo visou a produção de materiais audiovisuais (vídeos) baseados nos Guias Práticos para a Família do Early Childhood Technical Assistance Center, para uso por parte de serviços de Intervenção Precoce no Brasil. Reconhecendo a plasticidade neural na infância, destaca-se a importância da Intervenção Precoce para o desenvolvimento infantil, uma vez que a mesma visa eliminar ou minimizar os prejuízos causados por fatores de risco na primeira infância. Práticas Centradas na Família são consideradas cruciais, integrando a família como membro ativo, saindo do papel de apenas fornecer informações acerca da criança. O Early Childhood Technical Assistance Center desenvolveu guias e checklists para promoção dessas práticas, os quais foram traduzidos para o português em outro estudo e serão encaminhados para publicação em breve. O estudo realizou a tradução e adaptação de vídeos, colaborando para avançar nas Práticas Centradas na Família no contexto brasileiro e facilitando a compreensão dos profissionais e famílias sobre este tipo de prática. Como resultado, obteve-se a adaptação de mais de 90% do material audiovisual estrangeiro, o que é tido como um resultado satisfatório considerando o objetivo deste estudo.

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Biografia do Autor

  • Camila Larissa Vaz da Silva, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora bolsista pelo CNPq na temática de Intervenção Precoce e Práticas Centradas na Família.

  • Patrícia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Feeral de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, São Carlos, SP, Brasil. 

  • Bruna Pereira Ricci Marini, Universidade Federal de São Carlos

    Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, C. L. V. da, Barba, P. C. de S. D., & Marini, B. P. R. (2024). Tecnologia e intervenção precoce: produção de vídeos para a apoio às práticas centradas na família no Brasil. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 34(1-3), e219172. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v34i1-3e219172