Percursos de pesquisa e estratégias de ensino no campo da assistência em terapia ocupacional

Autores

  • Maria Isabel Garcez Ghirardi Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p216-220

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/educação, Ensino, Pesquisa/educação, Assistência, Tecnologias.

Resumo

Este relato de experiência apresenta aspectos de uma abordagem de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional. Buscou-se trabalhar simultaneamente elementos de ensino e de assistência, num percurso de formação centrado nas atividades de campo de uma pesquisa em terapia ocupacional social. Pretendeu-se motivar o interesse pela pesquisa acadêmica enquanto uma prática profissional, tendo como estratégia a participação de estudantes no campo de pesquisa e nas discussões com a equipe. Estabeleceu-se uma experiência de ensino que, ao longo de um semestre letivo, permitiu um exercício reflexivo acerca da formulação de tecnologia social em percursos de assistência voltados à integração sócio-econômica de populações economicamente periféricas. Partiu-se de uma pesquisa acerca de uma ocupação potencialmente geradora de renda, proposta a destinatários de uma instituição de assistência social, para refletir a propósito das práticas previstas no campo da pesquisa como parte integrante das ações de assistência em terapia ocupacional. Observou-se que a estratégia didática de encontros entre discentes, docentes e terapeutas ocupacionais integrantes da pesquisa, permitiu ativar, simultaneamente, capacidades críticas individuais e coletivas além de intensificar a reflexividade no processo de ensino-aprendizagem. Algumas temáticas emergentes nesses encontros são apresentadas como forma de ilustrar essa experiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Garcez Ghirardi, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Profª Drª do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ghirardi, M. I. G. (2011). Percursos de pesquisa e estratégias de ensino no campo da assistência em terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 216-220. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p216-220