Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Autores

  • Clarice Ribeiro Soares Araújo
  • Lívia Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Amélia Cardoso Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253

Palavras-chave:

Transtornos das habilidades motoras, Estudos de intervenção, Avaliação de desempenho/métodos, Terapia ocupacional, Questionários/utilização.

Resumo

Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) têm problemas motores que dificultam a realização de atividades diárias. Muitas abordagens são usadas para tratar estas crianças. O objetivo deste estudo foi explorar o uso da Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance ou CO-OP em crianças brasileiras com TDC. Participaram do estudo três crianças de 9 a 10 anos com problemas de coordenação motora que interferiam no desempenho ocupacional em casa e na escola. Para avaliação das crianças foram utilizados o Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), o Movement Assessment Battery for Children (MABC), o Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), além da Análise Dinâmica do Desempenho (PQRS). O protocolo do CO-OP foi adaptado e a intervenção consistiu de 13 sessões de 60 minutos, duas vezes por semana, nas quais cada criança aprendeu três tarefas de sua escolha. Os resultados indicaram que o CO-OP pode ser uma abordagem eficaz, pois contribuiu para a melhora no desempenho funcional das crianças em cinco das seis tarefas escolhidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clarice Ribeiro Soares Araújo
    Terapeuta ocupacional, especialista em Desenvolvimento Infantil e mestre em Ciências da Reabilitação
  • Lívia Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais
    Terapeuta ocupacional, professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, PhD.
  • Ana Amélia Cardoso, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Terapeuta ocupacional, professora assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná - UFPR, doutoranda em Ciências da Reabilitação.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A. A. (2011). Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 245-253. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253