Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253Palavras-chave:
Transtornos das habilidades motoras, Estudos de intervenção, Avaliação de desempenho/métodos, Terapia ocupacional, Questionários/utilização.Resumo
Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) têm problemas motores que dificultam a realização de atividades diárias. Muitas abordagens são usadas para tratar estas crianças. O objetivo deste estudo foi explorar o uso da Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance ou CO-OP em crianças brasileiras com TDC. Participaram do estudo três crianças de 9 a 10 anos com problemas de coordenação motora que interferiam no desempenho ocupacional em casa e na escola. Para avaliação das crianças foram utilizados o Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), o Movement Assessment Battery for Children (MABC), o Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), além da Análise Dinâmica do Desempenho (PQRS). O protocolo do CO-OP foi adaptado e a intervenção consistiu de 13 sessões de 60 minutos, duas vezes por semana, nas quais cada criança aprendeu três tarefas de sua escolha. Os resultados indicaram que o CO-OP pode ser uma abordagem eficaz, pois contribuiu para a melhora no desempenho funcional das crianças em cinco das seis tarefas escolhidas.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A. A. (2011). Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 245-253. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253