Teatro com adolescentes em risco social: práticas de promoção da saúde no contexto terapêutico ocupacional

Autores

  • Francisca Milena Cruz Justa Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Isabel Cristina Luck C. de Holanda Universidade de Fortaleza – UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p16-23

Palavras-chave:

Adolescente, Vulnerabilidade, Cultura, Arte, Terapia ocupacional, Promoção da saúde.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a utilização da linguagem artística do teatro paraa promoção da saúde de adolescentes em risco social no contexto terapêutico ocupacional, mediantea experiência obtida no grupo GESTTO (Grupo de Expressões Sócio-Teatrais em Terapia Ocupacional),composto por adolescentes moradores de uma comunidade, na cidade de Fortaleza-CE.Utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa-ação como método de investigação baseandosenos escritos de Liberman, Barros, Boal e Moreno. Os resultados da análise destacaram queo grupo terapêutico ocupacional reverberou no adolescente a percepção de si mesmo como umser em sociedade, detentor de um papel, com potencial para criar e ser um agente transformador.Problematiza-se, portanto, a funcionalidade do teatro como um recurso terapêutico ocupacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisca Milena Cruz Justa, Universidade de Fortaleza – UNIFOR
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Isabel Cristina Luck C. de Holanda, Universidade de Fortaleza – UNIFOR
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, mestre em Educação em Saúde pela UNIFOR, docentedo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Justa, F. M. C., & Holanda, I. C. L. C. de. (2012). Teatro com adolescentes em risco social: práticas de promoção da saúde no contexto terapêutico ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 16-23. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p16-23