Perfil sócio demográfico e de funcionalidade/incapacidade de pessoas atendidas em um programa de reabilitação da mão

Autores

  • Alysson Lourenço Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alessandra Cavalcanti Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Shamyr S. de Castro Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
  • Valéria Sousa Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ciomara Maria Pérez Nunes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p62-71

Palavras-chave:

Classifi cação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, TraumaTraumatismos da mão, Terapia Ocupacional

Resumo

Lesões ou traumas na mão implicam, na grande maioria das vezes, em interrupção dastarefas e atividades cotidianas. Para o envolvimento saudável em ocupações é necessário que hajaintegridade de funções e estruturas corporais que auxiliem na execução de tarefas. Essa é a perspectivade saúde da Organização Mundial da Saúde que substitui o enfoque negativo da defi ciência e daincapacidade por uma perspectiva positiva, através da publicação de uma classifi cação: a CIF,Classifi cação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. O presente estudo objetivadescrever o perfi l sócio demográfi co, de lesão/trauma e de funcionalidade/incapacidade de pessoascom lesões/traumas na mão. É um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualiquantitativa,através de pesquisa documental. Foram selecionados para o estudo 33 sujeitos, sendo que 81,81%encontram-se na faixa etária produtiva entre 19 e 49 anos. A maioria das lesões ou traumas dossujeitos avaliados ocorreu devido acidente automobilístico e atingiu o maior perfi l de funcionalidadee incapacidade entre os domínios ‘Mobilidade (d4)’, ‘Cuidado pessoal (d5)’ e ‘Vida Doméstica (d6)’.A utilização da CIF foi viável para a categorização da funcionalidade e incapacidade dos sujeitoscom lesões ou traumas de mão, proporcionando, assim, uma base científi ca para compreensão eestudo da saúde e das condições relacionadas à saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alysson Lourenço Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Terapeuta Ocupacional, graduado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Ex-estagiáriobolsista do Projeto de Extensão Reabilitação de Mão no Contexto da Terapia Ocupacional – REAMA/TO (Ano II e Ano III).
  • Alessandra Cavalcanti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Profª Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Coordenadora do Projeto de ExtensãoREAMA/TO
  • Shamyr S. de Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
    Profº Adjunto do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
  • Valéria Sousa Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    Profª Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Responsável pela disciplina ClassificaçãoInternacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF.
  • Ciomara Maria Pérez Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
    Profª Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UniversidadeFederal de Minas Gerais - UFMG.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Alves, A. L., Cavalcanti, A., Castro, S. S. de, Andrade, V. S., & Nunes, C. M. P. (2012). Perfil sócio demográfico e de funcionalidade/incapacidade de pessoas atendidas em um programa de reabilitação da mão. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 62-71. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p62-71