Identificação dos sintomas comportamentais e psicológicos em idosos moradores de uma Instituição de Longa Permanência

Autores

  • Mariana Boaro Fernandez Canon Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira”
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p72-80

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de longa permanência para idosos, Doença crônica, Sintomas comportamentais/psicologia, Cuidadores/psicologia, Questionários/utilização.

Resumo

As doenças crônicas comprometem de forma signifi cativa a qualidade de vida da populaçãoidosa e podem ainda, estar associadas a presença de sintomas comportamentais e psicológicos.O objetivo do estudo foi identifi car a freqüência e a intensidade dos sintomas comportamentais epsicológicos em idosos institucionalizados, referidos por seus cuidadores formais, relacionando-oscom o diagnóstico, a sobrecarga subjetiva e o desgaste proporcionado a esses cuidadores. Foramaplicados três instrumentos de avaliação aos cuidadores formais de uma Instituição de Longa Permanência:o Inventário Neuropsiquiátrico, a Escala de Independência em Atividades da Vida Diária(Escala de Katz) e o Inventário de Sobrecarga de Zarit. Foram avaliados 12 cuidadores formais queresponderam por 90 idosos residentes da instituição, 86,7% dos idosos apresentavam ao menos umsintoma, os mais freqüentes foram: ansiedade (28,9%), agitação e depressão (ambos com 22,2%),sendo estes também os mais intensos com 25,6% (ansiedade), 20% (agitação) e 17,8% (depressão).Foram encontradas correlações signifi cativas entre o diagnóstico e a funcionalidade e entreo diagnóstico e os sintomas. O desgaste e a sobrecarga subjetiva correlacionados demonstraram aimportância das intervenções nos sintomas comportamentais e psicológicos e a atenção ao cuidador,tanto com relação a informação, quanto ao desgaste e sobrecarga subjetiva que os sintomasacarretam. Destaca-se também que a presença destes contribui para a diminuição da capacidadefuncional, que é um marcador de saúde para a população idosa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Boaro Fernandez Canon, Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira”
    Terapeuta Ocupacional – Aprimoranda do Programa de Aprimoramento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia aplicado a TerapiaOcupacional – Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira”
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli, Universidade Federal de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional – Professor Adjunto no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo – Campus BaixadaSantista; Líder do Núcleo Interprofi ssional de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE) Universidade Federal de São Paulo– Campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Canon, M. B. F., & Novelli, M. M. P. C. (2012). Identificação dos sintomas comportamentais e psicológicos em idosos moradores de uma Instituição de Longa Permanência. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 72-80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p72-80