As caixas de histórias na visão de profissionais de saúde como estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil

Autores

  • Nathália Rodrigues Garcia universidade de São Paulo
  • Luzia Iara Pfeifer Universidade de São Paulo
  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p169-177

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Equipe de assistência ao paciente, Oncologia/ recursos humanos, Criança, Pessoal da saúde/recursos humanos, Serviços de saúde da criança/ recursos humanos

Resumo

O “Programa de Extensão Caixa de Histórias” é desenvolvido em enfermariaspediátricas, utilizando como recursos bonecos e outros elementos. Este estudo visa analisar a opiniãode profissionais de saúde sobre o referido programa. Participaram do estudo 5 profissionais de saúdede uma Enfermaria Oncopediátrica, os quais responderam a um questionário sobre o impacto das“Caixas de Histórias” em crianças hospitalizadas. Utilizou-se para análise a técnica do discurso dosujeito coletivo. As respostas possibilitaram o seguinte discurso: “As histórias, e qualquer tipo deatividade lúdica e de recreação, auxiliam na recuperação da criança, pois permitem que esta seesqueça de seu sofrimento. Dessa forma, as crianças ficam mais a vontade, diminuindo o desconfortocausado pelo ambiente hospitalar. Acreditamos que as histórias melhorem qualidade da internação,pois percebemos o quanto as crianças ficam mais animadas e o quanto elas se divertem no mundoda criatividade e imaginação. Por elas estarem mais animadas, a alegria delas é transmitida anós. As histórias contadas nos ajudam na realização das nossas atividades, nos distraem e, destaforma, sorrimos com as crianças. Assim, o tempo passa sem elas perceberem”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathália Rodrigues Garcia, universidade de São Paulo
    Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luzia Iara Pfeifer, Universidade de São Paulo
    Professora doutora da Divisão de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo
    Professora doutora da Divisão de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Garcia, N. R., Pfeifer, L. I., & Panúncio-Pinto, M. P. (2012). As caixas de histórias na visão de profissionais de saúde como estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(2), 169-177. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p169-177