Papéis ocupacionais de mulheres que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas

Autores

  • Larissa Cecília Oliveira Soares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Andrea Ruzzi-Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Paulo Estevão Pereira Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Cavalcanti Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Valéria Sousa de Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p199-207

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Terapia Ocupacional, Mulheres

Resumo

O uso de substâncias psicoativas é uma prática milenar e universal, não sendo, portanto, um fenômeno exclusivo da atualidade. A história do uso destas substâncias se mescla a própria história da humanidade; seu consumo sempre aconteceu ao longo dos tempos, em todas as religiões e culturas, com finalidades específicas. O individuo que faz uso abusivo de drogas tende a assumir a drogadição como atividade principal em seu cotidiano, negligenciando, na maioria das vezes, os papéis que realizava anteriormente. O objetivo deste estudo é descrever e analisar o impacto do uso de drogas nos papéis ocupacionais de mulheres que faziam uso abusivo de substâncias psicoativas. Estudo de natureza quantitativa em que foi utilizada a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais para coletar os dados. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de vinte e uma mulheres internadas em uma instituição para tratamento de mulheres com problemas relacionados ao abuso de drogas, no período de abril a maio de 2011, quando se deu a coleta de dados. Aponta-se como dado relevante a alta percentagem de mulheres que abandonaram o exercício de papéis ocupacionais em decorrência do uso abusivo das SPA e, diante disso a importância da inserção do terapeuta ocupacional nas equipes que compõem os serviços que atendem esta população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Cecília Oliveira Soares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM - 2011
  • Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro
    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2007) e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Doutoranda do Programa em Saúde na Comunidade da FMRP-USP. Professora Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atuando no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; e dependência química e sexualidade.
  • Paulo Estevão Pereira, Universidade Federal de São Carlos
    estre em Terapia Ocupacional pelo PPGTO-UFSCar, linha de pesquisa Redes Sociais e Vulnerabilidade; graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Especialização em Saúde Pública com ênfase em saúde Mental pela UNICAMP (2007) e especialização em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal, ALUBRAT. Atuou como professor substituto no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFTM e como terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Integral à Saúde Santa Rita, responsável pelo atendimento na área no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-ad. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, inserido no serviço público desde 1998; atua principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, terapia ocupacional social, reabilitação psicossocial e Saúde mental.
  • Alessandra Cavalcanti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998), especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005) e em Reabilitação do Membro Superior - FCMMG (2001). É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2006). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de reabilitação física (neuropediatria), terapia da mão, dispositivos ortóticos e tecnologia assistiva - prescrição e adaptação de cadeira de rodas. No ano de 2007 em conjunto com a terapeuta ocupacional Claudia Galvão publicou a obra Terapia Ocupacional - Fundamentação & Prática - Editora Guanabara Koogan, que conta com a participação de outros terapeutas ocupacionais.

  • Valéria Sousa de Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Bacharel em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre na ciência pela Queens University/Canadá e especialista em terapia ocupacional com ênfase em gerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi terapeuta funcional do Hospital Sarah Kubitschek (Brasília) e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) nos Estados Unidos. A experiência volta-se para reabilitação terapêutico-ocupacional de indivíduos adultos e idosos com déficits neurológico e traumato-ortopédicos. Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde, além de lecionar disciplinas diversas, auxilia na supervisão do estágio em reabilitação gerontoloógica,coordena o Projeto de Extensão Terapia Ocupacional no Centro de Reabilitação Prof. Dr. Fausto da Cunha Oliveira (CERTO) e é pesquisadora dos grupos de pesquisa "CIF: Disseminação e Aplicabilidade" e "Grupo de Estudo e Pesquisa em Esclerose Múltipla/GEPEM da UFTM". É também um dos professores do Programa HODU-CIF Brasil (http://www.cifbrasil.com.br/home.html, www.hoducif.webs.com).

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Soares, L. C. O., Ruzzi-Pereira, A., Pereira, P. E., Cavalcanti, A., & Andrade, V. S. de. (2014). Papéis ocupacionais de mulheres que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(3), 199-207. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p199-207