A interação escolar de uma criança com síndrome de Tourette, de acordo com as percepções de pais e professores: um estudo de caso exporatório

Autores

  • Ana Paula Terra Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho
  • Regina De Cassia Rondina Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Departamento de Psicologia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p177-184

Palavras-chave:

Educação especial/recursos humanos, Inclusão educacional, Síndrome de Tourette, Criança, Intervenção precoce

Resumo

A Síndrome de Gilles de La Tourette (ST) pode gerar acentuado sofrimento em diversas áreas da vida do indivíduo. A literatura refere que a criança com ST pode apresentar difi culdades no relacionamento com educadores e colegas. O objetivo deste estudo de caso exploratório visou conhecer e descrever as percepções de pais e educadores sobre aspectos da dinâmica de
interação escolar de uma criança com ST, matriculada no ensino fundamental regular. Foram realizadas entrevistas com os pais de uma criança de 8 anos de idade diagnosticada com ST e com três educadores. Foram também realizadas sessões de observação participante do cotidiano escolar. O conjunto dos relatos revela dúvidas por parte dos entrevistados, no sentido de identifi car comportamentos involuntários da criança ou de identifi car ações intencionais. Observou-se que ainda não existe articulação entre pais e educadores no atendimento às necessidades da criança. Supõe-se que estratégias de intervenção em perspectiva multiprofi ssional poderiam contribuir para que pais, educadores e profissionais de saúde atuem de forma articulada, no sentido de promover melhorias na interação escolar e social da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Terra, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho

Acadêmica de Terapia  Ocupacional

Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita  Filho

Regina De Cassia Rondina, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Departamento de Psicologia da Educação

Professor Assistente Doutor

Departamento de Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2014-10-14

Como Citar

Terra, A. P., & Rondina, R. D. C. (2014). A interação escolar de uma criança com síndrome de Tourette, de acordo com as percepções de pais e professores: um estudo de caso exporatório. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 177-184. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p177-184

Edição

Seção

Artigo Original