Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais

Autores

  • Carla Cilene Baptista Silva
  • Andrea Perosa Jurdi
  • Fernando Vicente de Pontes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade, Educação/recursos humanos, Educação especial/recursos humanos

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, C. C. B., Jurdi, A. P., & Pontes, F. V. de. (2013). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(3), 283-288. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288