AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM CONTEXTOS INFANTIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Thamires Bezerra de Vasconcelos Universidade Federal do Pará
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p267-272

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Atividades cotidianas, avaliação do desempenho

Resumo

Objetivo: Identifi car e caracterizar os principais métodos utilizados para a avaliação do desempenho de crianças nas rotinas de autocuidado encontrados na literatura sobre Atividades de Vida Diária (AVD), assim como os contextos em que foram realizadas. Método: A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas BVS, CINAHL e Web of Science. Resultados: a partir dos artigos encontrados no período de 1991 a 2012 (n=2.386), foram selecionados 58 estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Foi observado um aumento nos últimos anos da produção científica sobre o tema, e o uso de métodos padronizados de avaliação (n=50). A maioria dos estudos avaliou populações infantis portadoras de patologias neurológicas (n=31). Em relação ao contexto de avaliação, a maior parte dos trabalhos não descreveu os ambientes de sua realização como fator relevante na discussão dos resultados encontrados. Conclusões: Considera-se que os métodos de avaliação das AVD de crianças podem seguir orientando pesquisas que sirvam não apenas à avaliação funcional para fins terapêuticos, como também à realização de estudos sobre o desenvolvimento em contextos ecológicos de populações infantis em risco social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamires Bezerra de Vasconcelos, Universidade Federal do Pará
    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Atualmente, doutoranda pelo mesmo programa de pós-graduação, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Psicologia e Terapia Ocupacional como integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED/NTPC/UFPA).

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Vasconcelos, T. B. de, & Cavalcante, L. I. C. (2014). AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM CONTEXTOS INFANTIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(3), 267-272. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p267-272