Problemas de saúde mental em escolares e seus responsáveis: um estudo de prevalência

Autores

  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p1-10

Palavras-chave:

saúde mental, saúde mental infantil, fatores de risco

Resumo

O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência de problemas de saúde mental em estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental e dos seus responsáveis e investigar
possíveis relações existentes entre a saúde mental das crianças e a saúde mental de seus responsáveis. Foram participantes, 321 responsáveis por estudantes da rede municipal de ensino do município de São Carlos. Os instrumentos de medida utilizados foram: Questionário de Capacidades e Dificuldades, para a avaliação da saúde mental das crianças e Mini International Neuropsychiatric Interview, para avaliar a presença de problemas de saúde mental nos responsáveis. Para a análise, aplicou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Verifi cou-se que 43% das crianças apresentaram escores clínicos no SDQ e 63% dos
responsáveis apresentaram pelo menos um transtorno mental. Os resultados também indicaram que a pontuação da criança no SDQ foi signifi cativamente maior quando o responsável apresentava algum transtorno mental Aponta-se que a vivência de problemas de saúde mental pelos responsáveis é um fator de risco para a saúde mental infantil e indica-se a necessidade de políticas públicas que considerem essa realidade e implementem ações de prevenção e promoção da saúde mental de crianças e adultos.

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Biografia do Autor

  • Maria Fernanda Barboza Cid, Universidade Federal de São Carlos
    Docente adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado e doutorado em Educação Especial.
  • Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos
    Docente associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Docente dos Programas de Póis-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da UFSCar.

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Publicado

2014-09-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Problemas de saúde mental em escolares e seus responsáveis: um estudo de prevalência. (2014). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(1), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p1-10