O Ensino de Terapia Ocupacional Social nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo

Autores

  • Livia Celegati Pan Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Esquerdo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p103-111

Palavras-chave:

Educação Superior, Terapia Ocupacional/ Tendências, Terapia Ocupacional Social

Resumo

A presente pesquisa pretendeu analisar o processo de consolidação da terapia ocupacional social, com base na
formação que vem sendo praticada nos cursos de graduação nas universidades públicas no estado de São Paulo. Trabalhou-se com os cursos de graduação em terapia ocupacional em funcionamento nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo – Campus São Paulo, Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de São Paulo, com foco no que concerne ao ensino da terapia ocupacional social.
Constatou-se que, de modo geral, as temáticas em torno da área estão presentes nos cursos das diferentes IES estudadas; no entanto, isto se dá de forma muito diferente em cada uma delas, no que tange a: carga horária, número de disciplinas, conteúdos abordados, recursos humanos destinados à área, distribuição ao longo da graduação e articulação efetiva com o perfi l do profi ssional que se pretende formar. A falta de recursos humanos especifi camente dedicados a esse campo foi um problema encontrado; por conta disso, embora não apenas, verifi cam-se difi culdades conceituais relativas à área, o que pode não satisfazer as exigências atualmente postas para a formação profi ssional na graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pan, L. C., & Lopes, R. E. (2014). O Ensino de Terapia Ocupacional Social nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(2), 103-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p103-111