Oficina de atividades para acompanhantes em um serviço de saúde mental infantil - intervenções da terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p88-93Palavras-chave:
terapia ocupacional, formação, saúde mental infantilResumo
Trata-se de um relato de experiência referente ao estágio profi ssionalizante de Terapia Ocupacional em Educação que ocorre na Universidade Federal de São Paulo. Com a proposta de ampliar a atenção às crianças acompanhadas nas escolas municipais onde ocorriam as intervenções de estágio, foram realizadas oficinas de atividades com acompanhantes e familiares de crianças atendidas em um serviço de saúde mental infantil. Os objetivos das oficinas foram possibilitar um espaço de acolhimento e de troca; propiciar experimentações de diferentes atividades; permitir a escuta. As ofi cinas de atividades eram abertas, com periodicidade semanal e duração de uma hora. Os resultados apontam que, em relação aos atendimentos das crianças, houve uma maior adesão, reforçando o fato que a atenção a esse grupo deve ser melhor avaliada pela instituição. Em relação à equipe, esta se mobilizou frente às demandas trazidas pelas oficinas, dando continuidade às atividades ao final do semestre letivo. Para as estagiárias, a experiência permitiu a refl exão e apreensão sobre a ampliação do compromisso em relação ao cuidado da criança, assim como, a potência do dispositivo ofi cina.