Oficina de atividades para acompanhantes em um serviço de saúde mental infantil - intervenções da terapia ocupacional

Autores

  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
  • Carla Cilene Baptista Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Glenda Milek Milek
  • Mariana Pereira Simonato

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p88-93

Palavras-chave:

terapia ocupacional, formação, saúde mental infantil

Resumo

Trata-se de um relato de experiência referente ao estágio profi ssionalizante de Terapia Ocupacional em Educação que ocorre na Universidade Federal de São Paulo. Com a proposta de ampliar a atenção às crianças acompanhadas nas escolas municipais onde ocorriam as intervenções de estágio, foram realizadas oficinas de atividades  com acompanhantes e familiares de crianças atendidas em um serviço de saúde mental infantil. Os objetivos das oficinas foram possibilitar um espaço de acolhimento e de troca; propiciar experimentações de diferentes atividades; permitir a escuta. As ofi cinas de atividades eram abertas, com periodicidade semanal e duração de uma hora. Os resultados apontam que, em relação aos atendimentos das crianças, houve uma maior adesão, reforçando o fato que a atenção a esse grupo deve ser melhor avaliada pela instituição. Em relação à equipe, esta se mobilizou frente às demandas trazidas pelas oficinas, dando continuidade às atividades ao final do semestre letivo. Para as estagiárias, a experiência permitiu a refl exão e apreensão sobre a ampliação do compromisso em relação ao cuidado da criança, assim como, a potência do dispositivo ofi cina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Perosa Saigh Jurdi, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e docente do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP, Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Campus Baixada Santista.
  • Carla Cilene Baptista Silva, Universidade Federal de São Paulo
    Curso de Terapia Ocupacional, Departamento Saúde, Educação e Sociedade, Campus Baixada Santista

Downloads

Publicado

2014-09-09

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Jurdi, A. P. S., Silva, C. C. B., Milek, G. . M., & Simonato, M. P. (2014). Oficina de atividades para acompanhantes em um serviço de saúde mental infantil - intervenções da terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(1), 88-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p88-93