Reflexões sobre a formação do terapeuta ocupacional para o papel docente: experiência do programa de aperfeiçoamento de ensino – PAE

Autores

  • Francine Baltazar Assad
  • Regina Célia Fiorati

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p67-72

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação superior, Educação de pós-graduação

Resumo

Frente ao crescimento de cursos de graduação em Terapia Ocupacional no país, a carreira acadêmica se constituiu como novo campo de atuação. Nas últimas décadas houve aumento signifi cativo pela procura por cursos de pós-graduação strictu- sensu e os profi ssionais têm buscado aprimoramento para a carreira docente. O estudo visa refl etir sobre a formação de terapeutas ocupacionais para a docência, a partir da experiência do estágio supervisionado em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, junto a uma disciplina de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de São Paulo, durante o 1º semestre de 2012. A experiência foi relatada de acordo com as atividades desenvolvidas: organizativas, técnicas, didático-pedagógicas, das relações professor/aluno e avaliativas. Percebeu-se que as atividades vivenciadas são essenciais na formação para a docência. Além disso, essa formação precisa ser estimulada para além da pesquisa, inserindo uma preparação pedagógica nos cursos de pós-graduação e graduação. As atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelos docentes devem se articular sob uma perspectiva integral, promovendo os espaços de ensino-aprendizagem em espaços de refl exão, transformação e signifi cação.

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Publicado

2013-09-26

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Assad, F. B., & Fiorati, R. C. (2013). Reflexões sobre a formação do terapeuta ocupacional para o papel docente: experiência do programa de aperfeiçoamento de ensino – PAE. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(1), 67-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p67-72