Investigação sobre a satisfação e os efeitos de móveis utilizados por estudantes universitários

Autores

  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Universidade Federal da Paraíba. Acadêmica de Terapia Ocupacional.
  • Alisson Vieira Marcolino Universidade Federal da Paraíba. Acadêmico de Terapia Ocupacional.
  • Rívia Lopes do Nascimento Universidade Federal da Paraíba. Acadêmica de Terapia Ocupacional.
  • Eliza Ribeiro de Oliveira Pesquisadora voluntária do Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia, na área de concentração: Adequação Postural e Trabalho, Universidade Federal da Paraíba
  • Erivaldo Lopes de Souza Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba Técnico do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados à Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba.
  • Barbara Iansã de Lima Barroso Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p289-298

Palavras-chave:

Design, Ergonomia, Postura Sentada, Terapia Ocupacional

Resumo

Este estudo averiguo a opinião de 51 estudantes de Terapia Ocupacional da UFPB, sobre cadeira universitária com prancheta fi xa. Foi aplicado o Questionário de Satisfação do Produto que investigou: conforto, segurança, adaptação, praticidade, adequação ao trabalho e aparência da carteira, através de escala visual analógica, e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares para verifi cação da presença de dor nos segmentos corporais relacionados à utilização da cadeira. Quanto a metodologia, adotou-se a investigação empírica de caráter experimental para mensurar satisfação do usuário, sendo um estudo exploratório que possui elementos descritivos e correlacionais quantitativos. Utilizamos o coefi ciente de correlação de Person, o teste Qui- quadrado e o teste exato de Fisher para verifi car a associação entre as variáveis pesquisadas. Desta forma percebemos a importância do estudo estrutural aprofundado relacionado aos itens de Design/ Ergonomia, realizado por terapeutas ocupacionais e designers, antes da disseminação deste produtos no mercado. Recomenda-se às universidades, aquisição de mobiliário com regulagem de altura/ inclinação e profundidade da prancheta, assento e encosto.

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Biografia do Autor

  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal da Paraíba. Acadêmica de Terapia Ocupacional.

    Acadêmica de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

    João Pessoa-PB

  • Alisson Vieira Marcolino, Universidade Federal da Paraíba. Acadêmico de Terapia Ocupacional.

    Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

    João Pessoa-PB

  • Rívia Lopes do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba. Acadêmica de Terapia Ocupacional.

    Acadêmica de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

    João Pessoa-PB

  • Eliza Ribeiro de Oliveira, Pesquisadora voluntária do Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia, na área de concentração: Adequação Postural e Trabalho, Universidade Federal da Paraíba

    Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais

    Belo Horizonte-MG

  • Erivaldo Lopes de Souza, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba Técnico do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados à Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba.

    Técnico do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados à Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba.

  • Barbara Iansã de Lima Barroso, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas

    Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

    João Pessoa-PB

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Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Souza, M. B. C. A. de, Marcolino, A. V., Nascimento, R. L. do, Oliveira, E. R. de, Souza, E. L. de, & Barroso, B. I. de L. (2014). Investigação sobre a satisfação e os efeitos de móveis utilizados por estudantes universitários. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 289-298. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p289-298