Formação do terapeuta ocupacional para a gestão

Autores

  • Daniel Marinho Cezar da Cruz Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Luisa Guillaumon Emmel Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p309-316

Palavras-chave:

Formação profissional, Gestão, Terapia Ocupacional

Resumo

INTRODUÇÃO: Por vários anos, a formação do terapeuta ocupacional esteve voltada para a assistência, mas com as mudanças no mercado de trabalho, nas políticas sociais e de saúde, diferentes espaços e cargos tornaram-se possíveis para esse profi ssional, dentre eles o de gestor. No entanto, a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional na área de Gestão é escassa e traz uma lacuna ao longo de sua história no Brasil. OBJETIVO: investigar sobre a formação de terapeutas ocupacionais para a prática de gestão. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal cuja amostra foi composta por
278 terapeutas ocupacionais de diferentes instituições do Brasil. O instrumento de coleta foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados da pesquisa foram analisados através de estatística descritiva simples e pelo programa IBM – Many Eyes. RESULTADOS: a importância do conteúdo sobre gestão durante a formação acadêmica foi apontada pelos participantes. Cerca de
86% (n=239) dos profi ssionais relataram difi culdades em relação ao conhecimento do conteúdo de gestão em sua formação. CONCLUSÃO: acredita-se que os resultados obtidos com essa investigação possam servir para a formulação de propostas curriculares que contemplem a formação para a gestão, uma vez que, pelas respostas identifi cadas, tal formação ainda se mostra
bastante incipiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Formação do terapeuta ocupacional para a gestão. (2014). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 309-316. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p309-316