Efeitos de um protocolo modificado da terapia por contensão induzida em criança com paralisia cerebral hemiparética

Autores

  • Luciana Ramos Baleotti Doutora em Educação, Docente do Curso de Terapia Ocupacional – Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Campus de Marília.
  • Cristiane Carnaval Gritti Terapeuta Ocupacional. Residente de Terapia Ocupacional em Reabilitação Física. Faculdade de Medicina (FAMERP) e Hospital de Base de São José do Rio Preto , São José do Rio Preto.
  • Bruna Carvalho Silva Terapeuta Ocupacional. Especialista em Contextos Hospitalares pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p264-271

Palavras-chave:

Terapia por Contensão Induzida, Paralisia cerebral, Protocolo Modifi cado

Resumo

Avaliar os efeitos de um protocolo de intervenção modificado da Terapia por Contensão Induzida na qualidade do movimento e na frequência do uso da extremidade superior acometida em criança com paralisia cerebral hemiparética. Estudo longitudinal, de caso único, realizado com uma criança de quatro anos de idade submetida à intervenção por três horas diárias, durante dez dias, restrição da extremidade superior não acometida por oito horas diárias. Os dados foram coletados pela Pediatric Upper Extremity Motor Activity Log e analisados por meio de média aritmética. Observou-se melhora na qualidade do movimento e aumento da frequência do uso do membro superior parético do período de pré para a pós-intervenção, mantendo-se o resultado consistente nas coletas de dados posteriores, além de aquisição de habilidades motoras funcionais. O protocolo de intervenção utilizado neste estudo foi efi caz no tratamento da criança com hemiparesia, os resultados podem ser úteis aos profissionais que trabalham com essa clientela, auxiliando-os no processo de intervenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Baleotti, L. R., Gritti, C. C., & Silva, B. C. (2014). Efeitos de um protocolo modificado da terapia por contensão induzida em criança com paralisia cerebral hemiparética. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 264-271. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p264-271