O efeito da órtese curta para rizartrose na força de preensão e força de pinça: estudo de caso único

Autores

  • Larissa Keli de Sousa
  • Alessandra Prado Rezende
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p250-257

Palavras-chave:

Aparelhos ortopédicos, Prótese articular, Articulações dos dedos/fisiopatologia, Terapia ocupacional.

Resumo

Os objetivos deste trabalho consistiram em documentar o impacto da órtese curta para a rizartrose, ventral e dorsal, na força de preensão e força de pinça. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo experimental de caso-único do tipo AB. A fase A, com duração de quatro semanas, consistiu em intervenção tradicional de terapia ocupacional. A fase B, com duração de seis semanas, incluiu o uso de órtese curta ventral ou dorsal para rizartrose. Duas mulheres com rizartrose participaram do estudo e foram avaliadas semanalmente quanto à força de preensão e pinça (lateral, trípode e polpa-a-polpa). Empregou-se na análise dos dados os métodos estatísticos Celeration Line e Banda de Dois Desvios-Padrão, assim como da Análise Visual.Os resultados foram: o uso de órtese curta ventral em mão dominante levou a um aumento na força de preensão, pinça trípode e pinça polpa-a-polpa, bem como redução da força de pinça lateral. Já o uso da órtese curta dorsal em mão não dominante levou à diminuição da força de pinça lateral, trípode e polpa-a-polpa, não havendo alteração na força de preensão manual. Com os resultados do estudo, conclui-se que o uso de órtese curta ventral e dorsal na rizartrose interferem na força de preensão e força de pinça. Essa informação pode ser útil aos terapeutas ocupacionais e demais profissionais de reabilitação da mão que trabalham com essa clientela na definição do tipo e tempo de uso da órtese, minimizando seu impacto na força de preensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Keli de Sousa
    Mestranda em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
  • Alessandra Prado Rezende
    Terapeuta Ocupacional, Residente no Hospital Risoleta Tolentino Neves, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sousa, L. K. de, Rezende, A. P., & Van Petten, A. M. V. N. (2015). O efeito da órtese curta para rizartrose na força de preensão e força de pinça: estudo de caso único. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 250-257. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p250-257