Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais.

Autores

  • Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva UNCISAL
  • Waldez Cavalcante Bezerra Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Sandra Bomfim de Queiroz UNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p364-372

Palavras-chave:

Pessoas transgênero, Identidade de gênero, Participação social, Travestismo, Transexualismo, Vulnerabilidade social, Mulheres.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no município de Maceió-AL, entre março de 2013 a setembro de 2014, e teve como objetivo geral compreender os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou três fontes para registros e produção dos dados: diário de campo, observação participante e grupo focal. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A apresentação e discussão dos resultados se deram a partir de três categorias temáticas: A família como primeiro grupo que exclui; A escola como lócus de reprodução do preconceito e discriminação; A rua que acolhe e vulnerabiliza. Os resultados evidenciaram que a expressão das identidades transgênero repercute negativamente na sociabilidade das travestis e transexuais, empurrando-as para uma situação de vulnerabilidade social e gerando sofrimentos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva, UNCISAL

Acadêmico do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) - Maceió, AL, Brasil

Waldez Cavalcante Bezerra, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Serviço Social e Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do curso de Terapia Ocupacional da UNCISAL - Maceió, AL, Brasil.

Sandra Bomfim de Queiroz, UNCISAL

Jornalista. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da UNCISAL – Maceió, AL, Brasil.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Silva, R. G. L. B. da, Bezerra, W. C., & Queiroz, S. B. de. (2015). Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 364-372. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p364-372

Edição

Seção

Artigo Original