Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos.

Autores

  • Maria Madalena Moraes Sant'Anna Faculdade Método de São Paulo (FAMESP)
  • Débora Deliberato Unesp/Marília
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha UNESP/Marilia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328

Palavras-chave:

Educação especial, Paralisia cerebral, Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional.

Resumo

Sistemas gráficos inseridos nos recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) são ferramentas prioritárias para ampliar as possibilidades de comunicação. Objetivo: Descrever o histórico de uso da CSA de uma usuária, identificando a sua percepção e de seus interlocutores sobre os meios de comunicação utilizados. Procedimentos Metodológicos: Estudo de caso único, realizado por meio da análise dos dados obtidos do histórico da usuária de CSA nas intervenções de terapia ocupacional; duas entrevistas com a usuária e nove entrevistas com seus interlocutores. Resultados: Foram identificadas a importância da CSA para a facilitação da comunicação da usuária; a necessidade de reorganização constante dos símbolos em função da habilidade motora da usuária, bem como a relação entre a comunicação estabelecida e a demanda de suas atividades, sugerindo que a comunicação restrita com os interlocutores relacionar-se-ia com a pouca vivência de atividades sociais. Conclusões: Necessidade de uma reorganização das pranchas, envolvendo maior conteúdo de vocabulário, tornando a comunicação mais rápida; intervenções em sua rotina a fim de ampliar suas relações com seus interlocutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Madalena Moraes Sant'Anna, Faculdade Método de São Paulo (FAMESP)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UNESP/Marília; Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação Lato Sensu Terapia Ocupacional: Uma Visão Dinâmica em Neurologia, FAMESP(SP).

Débora Deliberato, Unesp/Marília

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília.

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, UNESP/Marilia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - UNESP/Marília; Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia e Terapia ocupacional da UNESP/Marília.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Sant’Anna, M. M. M., Deliberato, D., & Rocha, A. N. D. C. (2016). Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 322-328. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328

Edição

Seção

Estudo de Caso