Participação da família no tratamento terapêutico ocupacional da criança com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p222-230

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Paralisia Cerebral, Relações Profissional-Família, Criança

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a importância da participação da família no tratamento terapêutico ocupacional da criança com paralisia cerebral, bem como as estratégias usadas pelo terapeuta para favorecer tal participação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual um questionário com dez questões abertas foi respondido por 33 terapeutas ocupacionais; os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a participação da família ocorre principalmente por orientações, participação nos atendimentos e continuidade em casa do que é feito em terapia. As orientações incluem temas como posicionamento, atividades da vida diária e estimulação. Com o apoio familiar, as crianças são beneficiadas em sua evolução, participação e independência. O envolvimento da família pode ser limitado por fatores como falta de tempo, sobrecarga, desinteresse ou regras da instituição. As estratégias para favorecer este envolvimento incluem escuta e orientação, atendimento à família e criação de vínculo. Os profissionais afirmam que a participação da família é de suma importância para o tratamento, mas pode não ocorrer principalmente por dificuldades do cuidador, o que evidencia que este também necessita de cuidados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Palloma Moura de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

  • Thainara Pires Gonçalo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

  • Ana Paula Martins Cazeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Terapeuta Ocupacional pela USP, mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP. Professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Participação da família no tratamento terapêutico ocupacional da criança com paralisia cerebral. (2018). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 254-262. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p222-230