Percepção de competência, em situação de atividades diversificadas na perspectiva dos professores e de seus alunos com e sem deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p246-253

Palavras-chave:

Educação especial, Percepção, Motivação

Resumo

Muito se debate sobre a necessidade de um ambiente diferenciado, que disponibilize recursos adaptados às necessidades da pessoa com deficiência, no entanto, deve ser dada atenção à relação indivíduo-tarefa-ambiente, uma vez que a expressão de competências emerge da sua interação com o meio. Este estudo teve o objetivo identificar características da percepção de competência, na perspectiva dos professores e alunos com e sem deficiência física. Participaram deste estudo dezoito alunos e nove professores. Os dados foram coletados com o Perceived Eficacy and Goal Setting System e a análise realizada pelo teste de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a percepção dos professores para a competência dos alunos sem deficiência foi mais favorável do que a percepção para os alunos com deficiência. No entanto, os valores de dispersão, demonstraram que em todas as análises, os alunos sem deficiência apresentaram uma autopercepção mais favorável. Conclui-se que há diferença na percepção de competência tanto na perspectiva dos professores quanto dos próprios alunos, sendo esta desfavorável em virtude da presença de deficiência física.

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Biografia do Autor

  • Mirela Moreno Almeida Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil.

  • Camila Boarini Dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Mestranda em Educação e bolsista CAPES pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil. 

  • Rita de Cássia Tibério Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil. 

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Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Percepção de competência, em situação de atividades diversificadas na perspectiva dos professores e de seus alunos com e sem deficiência física. (2018). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 246-253. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p246-253