Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

RUS acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à língua, cultura e literatura russa, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções, debates e entrevistas.

 

1. DAS NORMAS GERAIS

 

— Todas as comunicações com a revista RUS devem ser realizadas através dos canais listados na seção correspondente. Nenhum outro meio de comunicação deve ser utilizado para este fim.

 

— A RUS reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação do Conselho Editorial e Científico, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação. Os conselhos podem, inclusive, reapresentá-los aos autores com as alterações necessárias no texto para a adequação às normas editoriais antes da avaliação por pares, processo chamado de desk review.

Ainda que o texto enviado seja revisado pela equipe da RUS, a revista não fará a redação final do texto aprovado, que será de total responsabilidade de seu autor. Depois de publicado o artigo, não serão aceitas alterações ou reformulações do conteúdo, exceto nos casos em que for constatado algum erro em relação ao original aprovado.

 

— Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. Nesses casos, a Revista RUS poderá rejeitar o texto em questão e, caso já tenha sido publicado, a RUS reserva-se ao direito de retratar a submissão.

Poderão ser aceitas contribuições já publicadas, caso a edição original tenha se esgotado e não haja perspectiva de reedição. Para isso, o autor deve comunicar o Conselho Editorial com tempo hábil para que a decisão seja tomada.

Não serão republicados artigos de fácil acesso, por exemplo os que estão disponíveis online. Não serão aceitas traduções de artigos que tenham sido publicados a menos de cinco anos, especialmente se o original for de fácil acesso.

 

— A RUS receberá para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, russo, espanhol, francês ou italiano. Mediante aprovação do Conselho Editorial, serão aceitos trabalhos em outras línguas.

 

— Só serão aceitas traduções de textos escritos originalmente em russo. Se a obra do autor não estiver em domínio público, cabe ao autor apresentar a autorização do(s) detentor(es) dos direitos autorais. Não serão aceitas traduções sem a devida autorização.

Nos casos excepcionais de autores russos que, por alguma razão, escreveram seus textos em outros idiomas, o tradutor deve comunicar o fato à RUS. A permanência da submissão será avaliada pelo Conselho Editorial, que se reserva o direito de recusar a submissão.

 

— Não serão aprovados, para publicação, capítulos de livros, dissertações ou teses. Também não serão aceitos trabalhos decorrentes, cuja similaridade seja superior a 30% do texto original, entendendo-se que, nesses casos, o baixo grau de originalidade não justifica a publicação do material.

 

—  Os artigos passam pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação. Com o sistema duplo-cego (double blind review), os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.

A avaliação dos pareceristas verificará a organização textual, a originalidade temática, a pertinência em relação à linha editorial do periódico. A revista RUS lançará mão de ferramentas antiplágio para certificar-se do ineditismo e tomará as medidas cabíveis em caso de constatação de plágio.

 

— Os conceitos expostos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição dos Conselhos Editorial e Científico.

 

2. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Para participar do processo de avaliação, os autores devem verificar a conformidade da submissão quanto às características listadas baixo. As submissões em desacordo com estas normas não serão avaliadas. Ao enviar sua submissão, o autor concorda com estas condições.

 

— Todas as referências devem ser apresentadas no alfabeto latino, se forem citadas obras em idiomas que empregam outros alfabetos, elas devem ser transliteradas para o alfabeto latino. Caso sejam citadas obras em russo, a transliteração deve ser feita de acordo com as diretrizes de transliteração da RUS, que podem ser encontradas clicando aqui. 

 

— Junto com o arquivo da submissão, deve ser enviado um segundo arquivo intitulado “BIODATA – Nome do autor”. Nesse arquivo, devem ser apresentadas as informações referente ao(s) autor(es), assim como dos coautores, se houver, no seguinte formato: Instituição, cargo. Link para o Lattes (se brasileiro); link para ORCID; email de contato. Submissões que apresentarem a biodata em outro formato não serão enviadas para avaliação enquanto não forem corrigidas pelo(s) autor(es) de acordo com o formato solicitado.

 

Ex: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Orientais, professora da área de Língua e Literatura Russa. http://lattes.cnpq.br/1362666641590436; https://orcid.org/0000-0003-4680-9844; fbianchi@usp.br

 

— O texto apresentado segue as normas vigentes da ABNT para trabalhos acadêmicos (no caso, 2018), ou Vancouver, para os textos estrangeiros.

 

— A submissão deve ser inédita, original e não ter sido enviada para outro periódico para análise simultânea.

Em caso de reedição de um texto já publicado, a revista RUS deve ser devidamente comunicada com antecedência suficiente para a tomada da decisão; do contrário, a submissão poderá ser considerada plágio. Em caso de constatação de plágio, ainda que seja uma reedição que não foi comunicada ao Conselho Editorial, as medidas cabíveis serão tomadas.

Não serão aceitas para republicação, nem sob a forma de tradução, obras que tenham sido publicadas a menos de cinco anos ou que forem de fácil acesso, por exemplo, disponíveis na internet.

 

— Não serão aprovados capítulos de livros, dissertações ou teses. Também não serão aceitos trabalhos decorrentes, cuja similaridade seja superior a 30% do texto original, entendendo-se que, nesses casos, o baixo grau de originalidade não justifica a publicação do material.

 

— A submissão deve estar de acordo com a formatação abaixo descrita (vide 3). Em caso de dúvidas, a revista pode ser consultada. Pede-se, no entanto, atenção às normas já listadas na página.

 

— A submissão deve ser redigida de maneira clara, compreensível e adequada às práticas de escrita acadêmica. Pede-se moderação no uso de marcações tipográficas, como negrito e/ou itálico.

Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, submissões que defendam pontos de vista contrários aos direitos humanos ou que contenham algum tipo de conteúdo homofóbico, racista ou que seja considerado inadequado às boas práticas científicas.

 

 

— Todos os textos referidos ao longo do texto devem constar ao final na seção intitulada Referências. Não devem ser inseridas referências que não foram mobilizadas diretamente no texto, comumente chamadas de bibliografia de apoio.

 

— Para evitar problemas de diagramação, todas as imagens inseridas no corpo do texto devem ser enviadas em arquivos separados junto com a submissão. Elas devem ser indicadas com números (Figura 1. Figura 2. Etc). Submissões que não apresentarem as imagens em arquivo separado não serão enviadas para a avaliação enquanto o(s) não forem corrigidas pelo(s) autor(es) de acordo com o formato solicitado.

 

Tendo em vista a quantidade de material submetida, a RUS não se responsabiliza pela observância dos direitos autorais de todos os materiais referenciados em suas contribuições. Em caso de violação de direitos autorais sobre qualquer material referenciado pelas contribuições publicadas, a responsabilidade é integralmente do(s) autor(es) do texto em questão.

 

3. CONFIGURAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO

Os textos devem ser enviados em formato eletrônico .doc, segundo as normas descritas abaixo, a não observância das normas acarretará sua desconsideração.

 

3.1. Estrutura Textual

 

Textos que não se adequem às normas aqui expostas poderão ser rejeitados em desk review ou devolvidos ao autor para que sejam feitas as alterações necessárias antes da avaliação por pares, conforme a decisão da Comissão Editorial.

 

— O título deve ser apresentado no idioma de redação do artigo e em inglês, obrigatoriamente. Os títulos devem ter até dez palavras.

 

— Artigos e ensaios devem conter entre 4.000 e 6.000 palavras; resenhas e debates devem conter até 3000 palavras; entrevistas devem conter entre 3.000 e 6000 palavras; traduções devem ter entre 2.000 e 6.000 palavras e devem vir acompanhadas de uma apresentação ou justificativa, no caso de traduções de artigos. As referências devem ser excluídas da contagem.

 

— O resumo (abstract) deve ser apresentado no idioma de redação do artigo e em inglês, obrigatoriamente. O resumo deve ter entre 100 e 150 palavras.

 

— As palavras-chave (Keywords) devem ser apresentadas no idioma de redação do artigo e em inglês, obrigatoriamente. Serão aceitas entre 3 e 5 palavras-chave, que devem ser separadas por ponto-e-vírgula e sem ponto final.

 

— O texto deve ser escrito em Times New Roman 12, justificado, espaçamento 1,15 entre linhas. A primeira linha dos parágrafos deve ter um recuo de 0,5cm. Para o título, utilizar tamanho 14, centralizado. Caso haja epígrafe, utilizar tamanho 11, alinhado à direita.

 

Orientações quanto ao preenchimento dos metadados

Título: preencher o título em português (ou na língua do original) e em inglês.

Resumo: preencher o resumo em português (ou na língua do original) e em inglês.

Palavras-chave: separadas por vírgula e sem ponto final (Ex.: Literatura russa, Prosa, Tolstói), no máximo cinco, em português (ou na língua do original) e inglês.
Afiliação do Autor: preencher sempre por extenso do maior para o menor (Ex.: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Orientais, Área de Língua e Literatura Russa, São Paulo, São Paulo, Brasil), evitando tradução para outros idiomas por tratar-se de nome próprio.
Agência de Fomento: quando mencionada no artigo, preencher por extenso no campo apropriado. (Ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Todas as referências devem ser apresentadas no alfabeto latino, se forem citadas obras em idiomas que usam outros alfabetos, eles devem ser transliterados para o latino. Caso sejam citadas obras em russo, a transliteração deve ser feita de acordo com as diretrizes de transliteração da RUS, que podem ser encontradas clicando aqui. 
  • Além do documento a ser avaliado, o autor deve enviar um segundo arquivo com a sua biodata, contendo: biografia resumida, email de contato, link do perfil ORCiD e, caso seja brasileiro, link para o Lattes.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.