Chamada de artigos Nº 25 – Temática livre e Dossiê "A crítica nos estudos russos: entre teoria e prática social"

2023-05-31

A crítica literária russa emerge como uma das principais instituições socioculturais da esfera pública do século XIX. Bebendo da tradição europeia iluminista, que instala a crítica como instituição importante no processo de liberalização e secularização da sociedade (em embate direto com a visão de um Estado absolutista hierárquico), na Rússia ela assumia feições bastante específicas.

Trata-se, nesse caso, de uma atividade de escopo bastante amplo, mas que tem como um de seus pilares centrais a comunicação com o público e o estabelecimento de uma visão particular de literatura, menos como um artefato autônomo e mais como instrumento poderoso de ação política.

Com a tentativa do Formalismo de estabelecer a compreensão do “literário” a partir de critérios autotélicos (ou seja, a literatúrnost como algo desvinculado de uma função social), a crítica se vê diante de impasses que persistirão ao longo do século XX, com as empreitadas estruturalistas e semióticas.

Do mesmo modo, o próprio clima democratizante e aberto que orienta a crítica europeia iluminista sofre fortes abalos com o fechamento sistêmico e os procedimentos de controle que orientaram o regime soviético, trazendo novos impasses e impulsos de reinvenção para a atividade crítica: afinal, como levar adiante aquilo que Hohendahl chamou de dimensão simultânea da crítica, qual seja, a de ser “simultaneamente uma esfera da ideologia e o principal instrumento para a crítica da ideologia”?

Desse modo, este dossiê surge com a intenção de se debruçar sobre a tradição tão rica da crítica russa, nos seus mais diferentes campos (literária, teatral e cinematográfica), ao mesmo tempo em que busca compreender o modo muito particular com que ela se imbrica aos principais debates da Teoria e da história literárias.

O dossiê acolherá trabalhos que tratem de questões ligadas ao tema da crítica: a publicística do século XIX; relações entre meio literário e a crítica; interfaces entre teoria e crítica literária; crítica e política no contexto soviético; estudos voltados à crítica cinematográfica ou teatral.

 

O Dossiê está sendo organizado por Priscila Nascimento Marques (UFRJ) e Rodrigo Alves Nascimento (UFBA).

 

Prazo para submissão: 15 de setembro de 2023. Publicação em novembro de 2023.