Dostoiévski, escritor do século XXI

Autores

  • Vladímir Zakhárov

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2015.108587

Palavras-chave:

Dostoiévski, antropologia, Humano, obshetcheloviek, vsetcheloviek, profecia, pregação, Ortodoxia.

Resumo

Dostoiévski ingressou na literatura russa e mundial com uma nova palavra sobre o Homem e sobre o mundo. Em suas obras é possível encontrar algo inexistente em outros autores. A experiência do conhecimento sobre o Homem, o universo, a Rússia e Deus continua sendo buscada em Dostoiévski ainda hoje por milhões de leitores. Questionando a si mesmo e a outros sobre os enigmas (o Homem é um mistério, a beleza é um segredo, a Rússia é a esfinge), Dostoiévski criou modelos universais de busca por respostas a essas e outras perguntas. As descobertas antropológicas de Dostoiévski reviraram as representações iniciais sobre a literatura e o Homem. Os personagens de Dostoiévski são constantemente chamados de “homens insignificantes”, mas para o autor todos os Homens são grandes, todo protagonista é tão genial quanto o autor: “Cada um e cada uma de vocês é mais inteligente que Voltaire, mais sensível que Rousseau”, cada um tem o “século de ouro no bolso”. A crítica contemporânea não deu atenção às categorias da antropologia de Dostoiévski como obshetcheloviek e vsetcheloviek. "Obshetcheloviek" é um cosmopolita, europeu abstrato, sem raízes e sem terra, enquanto ser um “vsetcheloviek" é tornar-se um verdadeiro cristão. “Encontrar o homem no Homem” significa humanizar o Homem, reconstruir a imagem de Deus. Dostoiévski coloca como oposição à máxima universal: “o Homem é a medida de todas as coisas” uma outra máxima: “Cristo é a medida de todas as coisas”. Essa verdade ajuda a entender as contradições dos personagens do autor. O autor combina os opostos, une as antinomias, convence negando. Ao invés da conclusão lógica, é apresentada uma imagem: a aparição de Cristo nas palavras e na Palavra, nas citações e reminiscências, nas confissões e nos diálogos. As perguntas e respostas de Dostoiévski revelam o grande potencial educacional e profético da literatura russa.

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Publicado

2015-12-22

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Artigos

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