Eisenstein no Brasil: uma breve introdução

Autores

  • Fabiola Bastos Notari Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.146313

Palavras-chave:

Serguei M. Eisenstein, Crítica e interpretação, História, Linguagem cinematográfica, Recepção crítica

Resumo

Por que ver, ler e falar de Serguei M. Eisenstein hoje? Qual a importância deste cineasta para o público brasileiro? Neste artigo apresento de maneira breve e sucinta as discussões desenvolvidas na tese Eisenstein no Brasil. Estruturada em três partes fundamentais, a tese apresenta uma pesquisa inédita sobre a influência que a teoria e os filmes de Eisenstein tiveram sobre alguns acontecimentos histórico-culturais no Brasil, ou mais especificamente, sobre a atuação de determinados intelectuais e instituições que foram apoiadores, divulgadores e defensores da linguagem cinematográfica como expressão artística.

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Biografia do Autor

  • Fabiola Bastos Notari, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
    É artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Literatura e Cultura Russa no Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP) com bolsa FAPESP, mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde leciona desde 2012. Coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos na Casa Contemporânea desde 2014, e é programadora visual da produtora cultural Ars et Vita.

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Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Notari, F. B. (2018). Eisenstein no Brasil: uma breve introdução. RUS (São Paulo), 9(11), 95-110. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.146313