Retratos da vida

uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton Tchekhov

Autores

  • Hugo Lenes Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250

Palavras-chave:

Gênero dramático, Impressionismo, Pintura, Modernidade, Anton Tchekhov, As três irmãs

Resumo

O Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hugo Lenes Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

    Hugo Lenes Menezes possui Doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela USP, com Aperfeiçoamento pelo Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias (CAVILAM) de Vichy - França. 

Downloads

Publicado

2020-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Retratos da vida: uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton Tchekhov. (2020). RUS (São Paulo), 11(15), 144-172. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250